Durante a semana você come super bem e na hora certa. Prato colorido com saladas, porções pequenas, frutas e muita água. Mas é só chegar o final de semana e pronto, sua alimentação sai dos trilhos. Quando você retorna na segunda e sobe na balança percebe os dígitos a mais.

Ganhar ou perder um quilinho não é um bicho de sete cabeças. Mas subir na balança na segunda e perceber que seu peso aumentou pode ser sinal de que você anda extrapolando no fim de semana.

Muitos fatores estão a seu favor: você está mais tranquila, saiu com os amigos na sexta e tomou umas tacinhas a mais de vinho, foi jantar em um bom restaurante italiano e ainda se deu o direito de comer nos 2 dias do fim de semana belas sobremesas de chocolate e ainda repetir. Isso é perfeitamente compreensível, já que você está mais relaxada, sem a pressão natural dos dias da semana.

Mas para que você não corra o risco de entrar no efeito sanfona e, com a prática diária desses maus hábitos, prejudicar a sua saúde, aí vão dicas muito preciosas:

1. Modere no álcool
1 taça de vinho tinto ou branco (seco, com graduação alcoólica de 12,5-13,5%) tem entre 175 a 187 calorias.
1 lata de cerveja cerca de 151 calorias
1 Mojito de 200 ml, cerca de 250 calorias.
Bebidas alcoólicas relaxam, ajudam a socializar, mas convém precaução.

2. Tente focar nas refeições regulares, como café da manhã, almoço e jantar, e faça pequenos lanchinhos entre uma refeição e outra, mas nada de exagerar.

3. Não leve os problemas para a mesa
Se você está aborrecida com o trabalho, a relação com o marido está atravessando um momento difícil, tente não jogar na comida seus aborrecimentos. Coma devagar, mastigue bem os alimentos, assim você fica saciada comendo menos.

4. Comeu demais e agora vai tomar um laxativo?
Nada disso. Que tal uma massagem, uma caminhada no parque, uma atividade física nova como andar de bike?

Seguindo essas dicas, você não vai ter arrependimentos às segundas-feiras, nem abrir mãos dos bons prazeres da vida.