Lipoaspiração (Lipo) e lipoescultura (aspiração com enxerto de gordura) são amplamente reconhecidas como o padrão de referência para escultura corporal. A lipo clássica, realizada com cânulas após a infusão de solução hídrica com adrenalina para minimizar o sangramento, oferece segurança e excelentes resultados se realizada por profissional experiente com formação em cirurgia plástica.

Nos últimos anos, inúmeras variantes da lipo clássica  foram desenvolvidas com o objetivo de facilitar a retirada de gordura, aumentar a segurança e melhorar o resultado. A flacidez de pele pós-lipo tem sido uma das ocorrências mais estudadas e combatidas, sendo a lipoaspiração assistida por laser a técnica que apresenta resultados mais promissores.

Ainda há controvérsias quanto à eficiência da lipo laser em combater a flacidez de pele observada após alguns casos de lipoaspiração, mas um estudo americano1 sugere uma melhora nos resultados se comparados aos resultados de lipo convencional. Até que novos estudos confirmem esta observação, pode-se indicar lipo laser para áreas do corpo com maior risco de flacidez ou em qualquer caso, dependendo do hábito do cirurgião.

Cabe destacar que casos em que a flacidez de pele é muito significativa, como após a gestação e após grandes perdas de peso como nas cirurgias bariátricas (redução de estômago), está indicada a retirada da pele em excesso. É o caso das abdominoplastias (plástica do abdômen), cruroplastias (plástica das coxas) e braquioplastias (plástica dos braços).

E-book Cirurgias do contorno corporal

A sua cirurgia plástica do contorno corporal, como a lipo, entre outras, pode ser realizada em BH pela Tempo Cirurgia Plástica. Clique aqui e saiba mais.

Referências:
1 – Randomized, blinded split abdomen study evaluating skin shrinkage and skin tightening in laser-assisted liposuction versus liposuction control. DiBernardo BE. Aesthet Surg J. 2010 Jul-Aug;30(4):593-602.
2 – A prospective, randomized, double-blind, controlled clinical trial comparing laser-assisted lipoplasty with suction-assisted lipoplasty. Prado A, Andrades P, Danilla S, Leniz P, Castillo P, Gaete F. Plast Reconstr Surg. 2006 Sep 15;118(4):1032-45.