facelift (cirurgia de rejuvenescimento facial) tem como principal complicação o hematoma que significa o acúmulo de sangue na região operada, decorrente de sangramento ativo após a cirurgia. O hematoma deve ser diferenciado das equimoses, manchas roxas na área operada, que não significam complicação cirúrgica.

Tradicionalmente, o hematoma é prevenido com técnica cirúrgica apurada e bom controle de quatro itens fundamentais: dor, vômitos, hipertensão e ansiedade. Ainda assim a incidência de hematomas pode chegar a 14% em alguns estudos.

Este texto apresenta duas alternativas técnicas que podem contribuir para a prevenção de hematomas: a “Rede de Sutura Hemostática”1 e o uso de “Selantes Biológicos”2.

A Rede de Sutura Hemostática é uma técnica apresentada na revista científica Aesthetic Plastic Surgery e consiste na realização de pontos de adesão entre a área de pele descolada e os planos profundos, eliminando, assim, áreas de espaço livre para o acúmulo de sangue. O aspecto técnico é demonstrado na figura abaixo:

PastedGraphic-1 (1)-crop

O segundo trabalho trata-se de uma meta análise que avalia os benefícios do uso de Selantes Biológicos como a Cola de Fibrina e o Plasma Rico em Plaquetas na prevenção de hematomas, redução de equimoses e edema.  Esse estudo, apesar de não ser totalmente conclusivo do ponto de vista estatístico, aponta uma forte tendência para os benefícios do uso dos Selantes Biológicos nas cirurgias de rejuvenescimento facial, podendo reduzir edema, equimoses e hematomas pós-operatórios.

Estes dois recursos técnicos podem compor o arsenal tático para a prevenção de hematomas pós-operatórios no facelift.

facelift é uma das diversas cirurgias da face realizadas pela Tempo Cirurgia Plástica em BH. Realizamos também outros tratamentos não cirurgicos como o botoxConheça a nossa equipe e marque a sua consulta.

Referências bibliográficas:

1 – Hemostatic Net in Rhytidoplasty: An Efficient and Safe Method for Preventing Hematoma in 405 Consecutive Patients. Andre ́ Auersvald • Luiz A. Auersvald. Aesth Plast Surg (2014) 38:1–9

2 – Use of Tissue Sealants in Face-Lifts: A Metaanalysis Yong-Chen Por Æ Luming Shi Æ Miny Samuel Æ. Colin Song Æ Vincent Kok-Leng Yeow. Aesth Plast Surg (2009) 33:336–339