Outubro é o mês oficial de combate ao câncer de mama, e a Tempo Cirurgia Plástica convidou o mastologista Dr. André Viana para dar algumas dicas que vão ajudá-la na prevenção da doença.

“A prevenção continua sendo o melhor remédio. A maior chance que temos de combater o câncer de mama é quando o diagnóstico é feito antes do aparecimento dos sintomas. Cabe ressaltar que o melhor caminho para a prevenção é a realização da mamografia.

Caso não haja histórico de câncer de mama na família, é importante que entre os 35 e 40 anos seja realizada uma mamografia de base, que será utilizada para comparações com os exames que virão anualmente a partir dos 40 anos. Além da mamografia, o ultrassom das mamas é de grande importância.

O autoexame é uma forma complementar de prevenção, mas não deve ser a única. É importante, como uma forma de autoconhecimento da mulher, ser capaz de identificar alguns sinais importantes: nódulos, vermelhidão da pele, retração da pele ou do mamilo, coceira ou secreção sanguinolenta da auréola.

Uma alimentação saudável, realização de atividades físicas e viver com prazer continuam sempre sendo boas recomendações.”

Veja como realizar o autoexame:

Autoexame preventivo ao câncer de mama

Além das recomendações do Dr. André Viana, a Tempo Cirurgia Plástica já indica que as cirurgias das mamas por nós realizadas, como a mastopexia, a mamoplastia de aumento (silicone) e redução, não impactam nos exames e não dificultam a prevenção. Para saber mais sobre esses procedimentos, consulte o nosso site clicando aqui.

E-book O Guia das cirurgias das mamas