A  toxina botulínica   é uma substância capaz de paralisar temporariamente os músculos e, na cirurgia plástica estética, atua como importante recurso no rejuvenescimento facial e complemento terapêutico de cirurgias como a  Blefaroplastia      (cirurgia das pálpebras)  e  Facelift  (cirurgia de rejuvenescimento facial  ou  ritidoplastia).

botox é mais frequentemente utilizado para tratar rugas na região frontal (testa), nos pés de galinha (rugas laterais aos olhos) e região da gabela (entre os supercílios).

Este texto aborda uma aplicação menos frequente do  botox: a elevação dos cantos da boca para melhorar o sorriso e reduzir a expressão cansada e, por vezes, mal humorada que algumas pessoas podem apresentar.

Para obter tal resultado, aplica-se o   botox    visando paralisar o músculo depressor do canto da boca. Acontece que este músculo localiza-se muito próximo de outros músculos responsáveis pela mímica facial que, se paralisados inadvertidamente, podem levar a resultados insatisfatórios.

Um artigo publicado da revista Plastic and Reconstructive Surgery em 2014 apresenta uma revisão anatômica detalhada da posição do músculo depressor do ângulo da boca e sugere o local mais seguro para a aplicação da toxina botulínica a fim de tratar a expressão triste, cansada e raivosa provocada pela ação desse músculo.

As figuras abaixo ilustram o ponto correto para a aplicação:

Botox BH

O ponto de aplicação é escolhido seguindo a seguinte técnica:

- Identificar a posição do modiolus que usualmente encontra-se na lateral e superior ao canto da boca em caucasianos e na lateral e inferior ao canto da boca em asiáticos.

- Traçar uma linha sagital ao modiolus.

- Traçar uma linha oblíqua de 30º medial ao modiolus.

- Traçar uma linha de 45º lateral ao modiolus.

A área triangular formada por essas duas últimas linhas e a linha da mandíbula é segura para a aplicação de  botox   no músculo depressor do ângulo da boca.

A cirurgia plástica é feita de detalhes técnicos e artísticos, em que a prática deve ser embasada por profundo conhecimento teórico. A  equipe  da  Tempo  Cirurgia   Plástica  procura  exercer todas as suas atividades com a maior excelência possível, sempre.

Referência bibliográfica:

1 – Anatomical Considerations Regarding the Location and Boundary of the Depressor Anguli Oris Muscle with Reference to Botulinum Toxin Injection You-Jin Choi, B.S.D.H. Jung-Suk Kim, D.D.S., M.S. Young-Chun Gil, Ph.D. Thavorn Phetudom Hee-Jin Kim, D.D.S., Ph.D. Tanvaa Tansatit, M.D., M.Sc. Kyung-Seok Hu, D.D.S., Ph.D. Seoul, Republic of Korea; and Bangkok, Thailand Plast. Reconstr. Surg. 134: 917, 2014.