Alcançar silhuetas mais definidas é um desejo quase unânime para a maioria das mulheres. É possível melhorar o contorno corporal através de exercícios físicos associados a uma alimentação saudável, porém uma dor comum é a dificuldade de perda das gorduras localizadas. É essa insatisfação que leva a procura por métodos cirúrgicos como a lipoaspiração, uma das cirurgias mais realizadas pelo público feminino.

Lipoaspiração e lipoescultura são a mesma coisa?

Ao buscar informações sobre o assunto é comum se deparar com uma dúvida: lipoaspiração ou lipoescultura? Como o próprio nome já diz, a lipoaspiracão tem o objetivo de remodelar o contorno corporal por meio da aspiração da gordura. Já a lipoescultura possibilita o enxerto da gordura em certas áreas do corpo para delinear e alcançar curvas mais interessantes.

Para quem a lipoaspiração é indicada?

A lipoaspiração é indicada principalmente para pacientes com peso normal, mas que apresentam medidas extras indesejadas em algumas partes do corpo que são difíceis de serem eliminadas de forma convencional. Muitas pessoas acreditam que a lipoaspiração emagrece, o que é não é verdade, a cirurgia traz sim medidas menores, mas retira somente a gordura localizada. O Conselho Regional de Medicina (CRM) estabelece a retirada máxima de até 7% do peso da paciente.

Em que locais a cirurgia pode ser feita?

Embora a lipo possa ser realizada em qualquer parte do corpo que apresente excesso de gordura e que a retirada seja segura para a paciente, os locais mais comuns são: abdômen, flancos, dorso do tórax, culotes, face interna das coxas, joelhos e braços. É possível realizar o procedimento em mais partes do corpo na mesma cirurgia, porém é sempre necessário prezar pela saúde da paciente, podendo a lipoaspiração ser dividida em duas ou três etapas, com intervalos de 60 dias. Esse intervalo de tempo também proporciona uma recuperação mais confortável e com chances menores de complicações.

Como é o pós-operatório?

Alcançar aquele resultado esperado também depende dos cuidados depois da lipoaspiração. Obedecer todas as orientações facilita no processo de cicatrização e evita infecções, manchas e fibroses. Os cuidados vão desde o uso de malhas cirúrgicas e medicamentos prescritos pelo médico a repouso adequado e liberação gradual das atividades. Com 10 dias já é possível dirigir e realizar caminhadas leves de 20 minutos, com 30 dias todas as atividades habituais já estão liberadas. O desinchaço pode levar até 6 meses para desaparecer por completo, mas já é possível notar grandes mudanças já nos primeiros meses após a cirurgia.

Como são as cicatrizes deixadas pela lipoaspiração?

As cicatrizes da lipoaspiração são mínimas e ficam em locais estratégicos para serem o mais discreto possível. Assim, nada prejudica a naturalidade e a sensação de bem estar.

Com a Tempo Cirurgia Plástica, a lipoaspiração, cirurgias do abdômen e outras cirurgias do contorno corporal são realizadas em BH, prezando pela segurança em primeiro lugar.