Qualquer procedimento cirúrgico leva ao aparecimento de inchaço ou edema na área tratada. Esse inchaço perdura por tempo variável dependendo do tipo de cirurgia ou do local onde foi realizado o procedimento.

Segue abaixo uma lista de procedimentos e o respectivo prazo para a regressão do edema:

 

No caso da  lipo, o controle do edema é realizado da seguinte forma:
1. Uso de cintas compressivas associadas à espuma compressiva por uma semana.
2. Uso de cintas compressivas associadas a talas compressivas por mais 3 semanas, totalizando 4 semanas.
3. Uso opcional de cintas compressivas por mais 30 dias.
4. Drenagem linfática semanal ou 2 vezes por semana, totalizando, no mínimo, 10 sessões.

Alguns detalhes referentes ao uso de cintas compressivas, edema e drenagem linfática na lipoaspiração:

• São frequentes quedas de pressão ao retirar pelas primeiras vezes as cintas compressivas. Por esse motivo, recomenda-se que isso seja feito deitada ou sentada, aguardando de 5 a 10 min antes de levantar-se.

• Não confundir massagem com drenagem linfática. Não se deve realizar massagem após a lipoaspiração ou abdominoplastia. O procedimento correto é a drenagem linfática, realizada por profissional treinado para cuidados pós-operatórios.

E-book Cirurgias do contorno corporal

• A  Tempo Cirurgia Plástica recomenda apenas drenagem linfática manual, reservado o uso de aparelhos em casos especiais, sob a orientação do cirurgião.

• O edema (inchaço) residual, aquele que permanece até completar 6 meses de pós-operatório de lipoaspiração, regride progressivamente com o passar do tempo, levando a resultados melhores e mais naturais. É fundamental que o paciente de lipo tenha paciência até que esse tempo de recuperação se estabeleça para então aproveitar o resultado final do tratamento. Sabendo que o paciente bem preparado é o paciente feliz, nunca é demais reforçar que o inchaço é parte da recuperação de qualquer cirurgia e que só se deve falar em resultado finalapós a regressão completa do edema.

Referência:
1 – The art of aesthetic surgery : principles and techniques / Foad Nahai.