O tratamento com o botox é o procedimento estético mais conhecido na luta contra as rugas. Mas muito se engana quem acha que os benefícios da toxina botulínica se restringem ao mundo estético. O poder do botox é um grande aliado para o tratamento de irregularidades musculares.

Conheça os tratamentos que podem ser feitos com a toxina:

Enxaquecas crônicas

Dores de cabeça constantes. Esse é um dos sintomas da enxaqueca crônica, que pode ser tratado com a aplicação do botox. A toxina botulínica age nos receptores neuromusculares inibindo a saída da acetilcolina, neurotransmissor responsável pelo mecanismo de contração das células musculares. Através do tratamento, os sintomas da enxaqueca diminuem, podendo até eliminar a presença das dores.

Hiperidrose

A hiperidrose é caracterizada pelo suor excessivo, principalmente em áreas onde há maior presença de glândulas sudoríparas, como mãos, pés e axilas. Quando aplicado nessas glândulas, o botox bloqueia o estímulo de suor, eliminando a transpiração excessiva.

Bruxismo

O bruxismo é quando há o movimento involuntário da mandíbula, na maioria das vezes durante o sono, causando fortes dores no maxilar e na cabeça. Em alguns casos esse problema pode até levar ao desgaste e amolecimento dos dentes. O botox é aplicado nos músculos mastigatórios, que, paralisados, impedem a contração que causa o ranger dos dentes.

Estrabismo

Dependendo do grau do estrabismo, o desalinhamento dos olhos pode ser corrigido através do botox. Os músculos são paralisados para alcançar o posicionamento correto.

Movimentos musculares involuntários (distonia)

A distonia é uma anormalidade neurológica que tem como sintoma a contração involuntária dos músculos. Muito confundida com os famosos tiques nervosos, a distonia pode levar a dores e atrapalhar a realização de atividades habituais de uma pessoa. O uso do botox ameniza os espasmos, trazendo mais qualidade de vida para o paciente.

Blefaroespasmos

Esse distúrbio é ligado à contração involuntária dos músculos da pálpebra. Os tremores fazem com que o paciente pisque incontrolavelmente, dificultando até mesmo a visão. A aplicação do botox age no relaxamento dos músculos palpebrais, normalizando o abrir e fechar dos olhos.

Antes de realizar qualquer procedimento, é necessário buscar uma orientação médica especializada. É ela que vai guiar o paciente para um tratamento adequado ao seu caso. Em BH, a Tempo Cirurgia Plástica está pronta para orientá-la na busca do melhor tratamento.