Perder peso pode até ser uma tarefa difícil, porém, existe um desafio que costuma dar muito mais trabalho: dar adeus de uma vez por todas aos quilos extras e não voltar a engordar. O efeito sanfona, quando alguém emagrece mas logo volta a ganhar peso, é uma realidade que afeta milhões de pessoas. Acompanhe o nosso post de hoje e saiba como fugir desse mal e preservar a boa forma.

Uma das principais causas do efeito sanfona é realizar uma dieta muito radical: no momento em que o organismo está em abstinência dos alimentos calóricos, perde-se peso, mas quando a dieta termina e os velhos hábitos voltam, o aumento na balança aparece. Passar por essas mudanças drásticas no peso pode provocar celulites, estrias, flacidez da pele e até mesmo o seu envelhecimento. Isso sem contar os danos à saúde, como o aumento do colesterol.

Quando se passa por um regime, não é só o corpo que passa por mudanças, o cérebro na tentativa de proteger o organismo, passa a queimar menos calorias, o que deixa o metabolismo mais lento. O cérebro precisa de um tempo para se acostumar com a ideia de o organismo consumir menos alimentos, por isso, a reeducação alimentar é uma grande aliada contra o efeito sanfona.

gif-sanfona-26-01-fundo-02

A melhor forma de evitar o efeito sanfona começa já no ato de emagrecer: é necessário eliminar a visão de que uma dieta precisa ser totalmente restritiva e não conter os alimentos que você gosta. Dietas limitadoras não duram muito tempo, incorporar hábitos mais saudáveis na sua rotina, sim. Veja algumas dicas para a boa forma não sair dos trilhos:

Fique de olho nas versões diet e light dos alimentos

Nem sempre aqueles produtos que se passam por saudáveis na prateleira do supermercado realmente são. É preciso ficar atenta: alguns possuem excesso de adoçantes em sua composição, já outros integrais possuem mais farinha branca como ingrediente do que a própria integral.

Prefira os alimentos naturais

Incorpore os alimentos naturais em sua rotina, eles são mais saudáveis e aliados para manter o equilíbrio do corpo.

Tempo não é desculpa

A correria do dia a dia pode ser inimiga da boa forma quando, para ganhar tempo, se come qualquer coisa. Para quem tem a rotina intensa, a dica é levar um lanche de casa, assim você sabe exatamente o que está comendo.

Exercícios rápidos

Mora perto do trabalho? Experimente deixar o carro na garagem e ir caminhando,. Além de não ficar presa no trânsito, o exercício pode te dar mais disposição para enfrentar um dia cheio. Para quem não tem essa opção, que tal trocar o elevador pelas escadas?

Os cuidados com o corpo devem ser feitos até mesmo para quem não deseja emagrecer. A mudança de hábito é essencial para manter o corpo saudável e impedir que os resultados de procedimentos como a lipoaspiração sejam comprometidos.