O outono chega já mudando o nosso clima. Céu mais limpo, noites mais frescas. Algumas folhas já estão no chão. Assim como o ambiente muda, a nossa pele e organismos também precisam de se adaptar.

A pele do corpo já sente com a falta de umidade, os fios de cabelo já se desprendem em maior número. O nosso sistema do pelo e da pele também acaba de mudar de estação. Muda tudo!

A sua rotina de cuidados também precisa de ajustes que começam ao sair da cama. Mas fique tranquila, que em cinco minutos você faz tudo.

- Vai escovar os dentes? Escolha um creme dental mais suave, pois as gengivas estão mais sensíveis.

imagem-01-dentes

- Opte por um pente de madeira com dentes bem largos para dar a primeira alinhada nos fios ao acordar. O couro cabeludo também está mais sensível.

imagem-02-pente-madeira

- Se puder lavar o rosto com água ligeiramente morna, melhor. Ela vai remover menos o manto hidrolipídico natural que protege a pele. Nem pensar em usar sabonete em barra, pois esse desequilibra o pH (manto ácido natural da pele), ressecando a mesma.

imagem-03-rosto

- Escolha uma mousse de limpeza ou sabonete líquido de pH ligeiramente ácido, preferencialmente contendo agentes calmantes da pele, como azuleno ou derivados da orquídea amarela.

imagem-04-mousse

- Esfoliar agora, nem pensar! A pele já está sensível e pode ficar machucada. O outono exige alteração também nessa etapa de cuidado, reservando o momento de remover as impurezas mais persistentes da pele para o cuidado semanal.

- A hidratação com proteção solar deve ser caprichada e pede um gel creme ou um creme bem leve, mas bem emoliente. Busque produtos que contenham manteiga vegetal de karité ou cupuaçu. Escolha fórmulas sem conservantes irritantes, como os parabenos e liberadores de formaldeído.

Ao fim do dia, o banho é um momento de aconchego e restauração. Sabonetes contendo altas concentrações de derivados vegetais vão ajudar muito na reposição da camada de lipídeos que normalmente protegem a sua pele e são removidos durante o dia pelo atrito com as roupas, ou mesmo pela corrente causada pelo ar-condicionado e a própria perda para o ambiente através do suor.

imagem-06-creme-pele

Não se esqueça dos óleos vegetais durante ou após o banho, pois a sua pele precisa de lubrificação extra. O ideal são as fórmulas cujo veículo principal é um bom e puro óleo de semente de uvas, abacate, gergelim ou oliva. São rapidamente absorvidos pela pele e contribuem para que a textura dela se mantenha suave e macia ao toque.

Dê a você o presente de entrar no outono com um cuidado especial para seu corpo sofrer o mínimo possível com a mudança de estação. E para cuidados mais específicos, venha conhecer o Centro de Estética da Tempo Cirurgia Plástica. Agende a sua consulta através do telefone: 31 3658-6444.