Cada pessoa envelhece de forma diferente e demanda uma abordagem absolutamente individualizada para que alcance um rejuvenescimento facial natural, elegante, que atenda às suas demandas e, ao mesmo tempo, seguro.

A maior parte dos sinais de envelhecimento facial são decorrentes da combinação dos efeitos da gravidade, da diminuição dos ossos da face, da redução da elasticidade dos tecidos e do reposicionamento do subcutâneo¹.

unnamed

É natural que pacientes que desejam melhorar sugiram ou indiquem determinado tratamento para seu problema. Entretanto, justamente por não dominar profundamente a anatomia do envelhecimento facial, frequentemente o paciente erra na escolha. Para ilustrar isso pode-se citar dois exemplos:

Exemplo 1: Você sabia que o sulco entre o nariz e a boca (sulco nasogeniano) acentua-se com o tempo pela queda da gordura situada superiormente a ele e não propriamente pela acentuação de sua profundidade?

Exemplo 2: Você sabia que o nariz não aumenta com o tempo? O que ocorre, na verdade, é a redução do volume das estruturas ao seu redor.

No próximo post, o 3o de uma série de 10, será abordado o seguinte tema: “Tratamentos de rejuvenescimento facial: – Qual o melhor para mim?”

Se você quiser saber mais sobre rejuvenescimento facial, fique de olho nessa série de posts especiais sobre o assunto, que serão publicados semanalmente. Além disso, se quiser se informar sobre alguns procedimentos realizados pela Tempo Cirurgia Plástica, como a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), ritidoplastia (facelift) e aplicação de Botox, entre em contato conosco.

 

Referência bibliográfica:

1 – Aesthet Surg J. 2006 Jan-Feb;26(1S):S4-9. doi: 10.1016/j.asj.2005.09.012. The anatomy of the aging face: volume loss and changes in 3-dimensional topographyColeman SR,Grover R.