Após a realização de uma cirurgia plástica, a cicatrização é sempre uma das maiores preocupações do médico e, claro, do paciente. Tal insegurança torna-se ainda mais determinante quando falamos de uma intervenção de natureza estética.

Na prática, os fatores decisivos para o resultado final de uma cicatriz são os mais variados e estão relacionados não apenas aos cuidados pós-operatórios, mas também ao domínio técnico do profissional. Há que se considerar, por exemplo, a qualidade da incisão e da sutura realizadas, ou seja, o cuidado ao posicionar os cortes e de dar os pontos. Por isso, é fundamental buscar referências do médico e da clínica ou hospital onde pretende realizar a sua cirurgia.

A colaboração do paciente na hora de seguir as orientações pós-operatórias é igualmente importante. Durante o primeiro ano, as cicatrizes devem ser mantidas limpas, bem protegidas (por meio de curativos) e não devem ser expostas diretamente ao sol. Cremes, medicamentos e órteses (como, por exemplo, placas se silicone) serão prescritos, quando necessários, pelo médico responsável. Já o contato com água do mar ou de piscina é proibido apenas ao longo do primeiro mês.

E-book Cirurgias do contorno corporal

Atenção especial também deve ser atribuída a questões como a nutrição do paciente, a presença de infecção, a oxigenação da ferida, a existência ou predisposição para diabetes, o tabagismo, o uso de esteroides, irradiação e quimioterapia. Já pacientes com histórico de cicatrizes hipertróficas e queloides deverão ser devidamente orientados quanto ao risco de uma cicatrização pior e à necessidade de um acompanhamento pós-operatório ainda mais rigoroso.

Colaborar para a boa evolução da cicatrização garantirá um resultado estético ainda melhor e mais rápido. Na maioria dos casos, as cicatrizes tornam-se mais bonitas e discretas a partir do sexto mês. Até lá, compreensão, disciplina e paciência do paciente, além do acompanhamento mensal junto ao médico, são itens obrigatórios para se alcançar melhores resultados durante a recuperação.