O rosto é composto por diversas partes que trabalham juntas para proporcionar a sensação de equilíbrio. Estando ao centro, o nariz é uma das que mais influenciam no conjunto da face e a insatisfação com ele pode levar à queda da autoestima de diversas mulheres que, como consequência, procuram intervenções cirúrgicas. A Tempo Cirurgia Plástica separou algumas informações que você deve entender sobre os cuidados com a rinoplastia (cirurgia do nariz).

Para quem a rinoplastia é indicada?

A rinoplastia é indicada tanto para pessoas que desejam melhorar a aparência do nariz quanto para aquelas que desejam solucionar problemas de desvio no septo, distorções por traumatismos ou problemas respiratórios.

Quais cuidados devem ser observados antes de fazer a rinoplastia?

A chave para uma rinoplastia bem-sucedida é a naturalidade. A cirurgia deve sempre buscar a melhoria estética do nariz, obedecendo características do conjunto da face. Isso porque cada pessoa possui um rosto diferente e conversar com um médico sobre essas diferenças vai ajudar a alcançar resultados mais naturais e que ao mesmo tempo agradem a paciente.

Como é a recuperação?

Em BH, a Tempo Cirurgia Plástica realiza um treinamento para que a paciente saiba de todos os cuidados no momento pós-operatório da rinoplastia e, assim, reduza o desconforto dos primeiros dias.

Nas primeiras 24 horas, o nariz fica obstruído por um tampão, que é retirado no dia seguinte à operação. Durante uma semana, é necessário o uso de um gesso para cobrir o nariz. Logo após esse período, são realizados curativos duas vezes por semana até o quadragésimo dia pós-operatório.
O início do momento de recuperação é o que mais exige cautela da paciente: na primeira semana é necessário restringir drasticamente as atividades para que nenhum esforço físico ou mímica facial seja feita. É também preciso evitar risos, caretas e fortes mastigações.

Quanto tempo dura a recuperação da rinoplastia?

O tempo de recuperação da rinoplastia é maior, se comparado ao de outras cirurgias plásticas. Ao total são 18 meses. Durante esse período, o nariz desinchará lentamente até alcançar a sua forma final. Apesar de ser possível notar a diferença já nos primeiros meses, o inchaço só desaparece completamente após um ano.

Como é a cicatriz?

Em casos de cicatriz interna, as marcas são imperceptíveis. Já em caso de cicatrizes externas, as marcas são bem pequenas e discretas.

Ainda tem alguma dúvida sobre esse tipo de procedimento? Entre em contato com a Tempo Cirurgia Plástica clicando aqui ou agendando uma consulta.