Ao longo do tempo, a redução de colágeno e das fibras que proporcionam a elasticidade da pele ocasiona o aparecimento das tão temidas rugas e linhas de expressão. Aliada no combate ao envelhecimento da pele, a toxina botulínica é uma substância capaz de prevenir ou tratar as rugas faciais.

Como o botox funciona?

Movimentos presentes no dia a dia, como sorrir, arquear a sobrancelha ou franzir a testa contraem diversos músculos que, combinados com a perda da elasticidade da pele ao passar dos anos, geram as rugas. A toxina botulínica paralisa os músculos para impedir que eles se contraiam e provoquem rugas. É comum a aplicação de botox em áreas que mais geram a insatisfação das mulheres: a região dos pés-de-galinha, a testa e entre os supercílios.

De quanto em quanto tempo a toxina botulínica é aplicada?

Os efeitos do botox já podem ser percebidos 5 dias após a aplicação e duram cerca de 4 meses. A partir daí, os músculos voltam a produzir rugas. A aplicação de botox pode ser feita em intervalos de 4 a 6 meses.

O botox pode ser aplicado em qualquer pessoa?

O uso de botox não é recomendado na gestação e em pacientes com doenças degenerativas musculares.

O botox pode ser combinado com alguma cirurgia plástica?

Em casos mais avançados, principalmente após os 45 anos, a aplicação de botox pode ser combinada com a ritidoplastia (facelift), procedimento que busca o rejuvenescimento em todas as áreas do rosto. Caso a paciente também apresente flacidez e excesso de pele em volta dos olhos, também pode ser feita a blefaroplastia (cirurgia da pálpebra).

Os programas de rejuvenescimento facial vão muito além da cirurgia plástica. Estar bem consigo mesma e adotar atitudes saudáveis no dia a dia são formas de prevenir o aparecimento das rugas. Em BH, a Tempo Cirurgia Plástica preparou uma série de dicas para você iniciar um programa de rejuvenescimento facial.