Independentemente da idade, as orelhas em abano prejudicam a autoestima de qualquer pessoa. Em crianças, o formato da orelha pode ser alvo de bullying por colegas na escola. Já em adultos, o desconforto com a própria aparência está sempre presente gerando insegurança. Em ambas as situações, a otoplastia corrige a deformidade da orelha modificando a posição, formato ou tamanho.

A otoplastia é muito comum em crianças de 4 a 6 anos, momento em que estrutura da orelha já está formada e próxima daquela que atingirá quando adulta. Embora mais frequente nessa fase, a cirurgia também pode ser feita por adultos.

É normal que haja desconforto após o procedimento, que pode ser administrado com medicação prescrita pelo médico. A Tempo Cirurgia Plástica, em BH, orienta seus pacientes a realizarem o uso de compressas frias e aplicação de tecido dedicado para proteger a área operada contra sujeira. Após a cirurgia, são usados curativos que depois de um período são trocados por uma bandagem elástica que imobiliza a orelha.

A cicatriz da otoplastia fica totalmente escondida. Em casos menos complexos, pode se optar por corrigir a posição através da otoplastia fechada, onde não há nenhum corte.