A indicação de um tratamento estético, tal como qualquer outro, deve passar pelas etapas básicas de uma consulta médica: anamnese, exame clínico, exames complementares – caso sejam necessários – e diagnóstico. A primeira etapa, fundamental e talvez a mais importante, é entender o desejo do paciente, conhecer as suas restrições de tempo de recuperação e também as de saúde. Além disso, é importante compreender os seus medos e crenças a respeito dos diversos recursos estéticos disponíveis. Toda a conduta que se segue deve ser baseada no desejo do paciente.

No caso de um procedimento de rejuvenescimento facial, quando chegamos à etapa do exame clínico, divide-se a face em setores: pele, terço superior, terço médio e terço inferior. Detalhes que envolvem segurança devem ser especialmente registrados como, por exemplo, o risco de complicações nas cirurgias das pálpebras ou o risco de manchas nos tratamentos de pele.

Só depois da anamnese e exame clínico que o cirurgião informa ao paciente qual é a melhor opção terapêutica para o seu caso. Deve ser dada atenção especial para casos nos quais o paciente tem a expectativa de algo que não pode ser obtido com o tratamento indicado. Exemplos disso são pacientes que esperam que um tratamento a laser dê o efeito de um lift facial ou que a aplicação de botox seja tratamento para flacidez do pescoço.

Dadas as devidas ressalvas, seguem abaixo, de forma esquemática, os principais recursos utilizados no rejuvenescimento facial:

quadro-rejuvenescimento-facial

Outro ponto de atenção é o conceito frequentemente formado por pacientes de que realizar apenas um tratamento ou opções não cirúrgicas levarão a um resultado mais natural. Em muitos casos, o oposto pode acontecer. Por exemplo, se o tratamento ideal é um face lift e o aplicado é um preenchimento exagerado, a face pode ficar com um aspecto inchado e até deformado.

No rejuvenescimento facial, a soma de vários tratamentos sutis e elegantes levam a um resultado natural e sofisticado. Na próxima semana, nossa série sobre rejuvenescimento continua com o tema “Como melhorar a qualidade da minha pele?”. Aguarde!

Entre um texto e outro, se você tiver qualquer dúvida a respeito de procedimentos de rejuvenescimento facial, entre em contato conoscoA equipe da Tempo Cirurgia Plástica está sempre pronta para ajudá-lo.

Referência bibliográfica:

1 – The art of aesthetic surgery : principles and techniques / Foad Nahai.