A receita para uma rotina saudável é bem conhecida: ter uma dieta equilibrada, dormir bem, fazer exercícios físicos regularmente. Porém, existe um ingrediente essencial para essa receita que muita gente esquece: visitar o seu médico regularmente.

Quase sempre pensamos em consultórios, exames e médicos como necessários apenas quando nos sentimos mal. Na realidade, devemos pensar nesses momentos muito mais como uma forma de prevenção do que de cura. Uma visita anual ao seu médico de confiança significa ter controle da sua própria saúde. A seguir, listamos as principais razões para começar a criar o hábito de visitar o seu médico regularmente:

1) Manutenção geral da saúde

Estar em dia com vacinas e exames recomendados para a sua idade é essencial para uma boa saúde. No entanto, é muito fácil esquecer de manter esse “calendário básico” no meio de todas as tarefas do nosso dia a dia. Por isso, ir ao médico pelo menos uma vez por ano nos ajuda a manter o calendário atualizado. Vacinas são importantíssimas para a prevenção de doenças que vão desde a gripe até certos tipos de câncer.

Exames periódicos, por sua vez, são a melhor ferramenta para detectar sintomas e doenças em estágio inicial – quando as chances de cura são maiores – e para o acompanhamento da evolução de doenças crônicas.

2) Criação de um histórico médico

Você sabe como está o seu colesterol? E pressão sanguínea, triglicérides, nível de nutrientes? Checar essas informações – entre outras – regularmente permite a criação de um histórico médico completo, que serve como uma linha do tempo. Por meio dele, você e o seu médico poderão analisar a evolução da sua saúde a partir dos seus parâmetros pessoais.

Para realizar qualquer tipo de cirurgia plástica, é essencial ter um histórico atualizado. Ele é importantíssimo nos momentos imprevistos, em que a sua saúde pode estar realmente em risco. Ninguém planeja o aparecimento de uma doença ou uma visita ao pronto-socorro no meio da noite. Um histórico em dia evita exames desnecessários e garante que você tenha o tratamento mais adequado possível.

3) Estabelecimento de um bom relacionamento com o seu médico

A relação entre médico e paciente está entre os aspectos mais importantes da prática da medicina. Quando o médico conhece bem o seu paciente, ele será capaz de determinar os melhores tratamentos e as práticas mais adequadas para manter a sua saúde. O hábito de visitar o seu médico regularmente ajuda na construção dessa relação de confiança.

E para aumentar a sua autoestima e qualidade de vida, além de tudo isso que já sugerimos, a Tempo Cirurgia Plástica pode te ajudar. Conheça a clínica clicando aqui e marque a sua consulta.