A ginecomastia é o aumento da mama masculina, que pode ou não ser definitivo. O mais comum é o desenvolvimento do quadro nos períodos neonatal e durante a puberdade, mas de forma passageira. Na grande maioria dos casos, após os 18 anos, ocorre a regressão.

Também é possível, embora menos comum, o aparecimento do caso após os 65 anos, devido a uma alteração hormonal enfrentada pelos homens quando chegam nessa idade.

A ginecomastia apresenta componentes glandulares e gordurosos, que podem ser causadas por razões fisiológicas ou patológicas. Dentre as razões patológicas possíveis estão o tumor testicular, o câncer de pulmão, a doença hepática, o uso de anabolizantes sintéticos, uso de drogas, entre outros.

O diagnóstico preciso do quadro é feito a partir de exame físico e também o ultra-som. Já o tratamento é relativamente simples, com uma associação entre uma lipoaspiração da região e também a ressecção do tecido glandular.

Caso tenha mais dúvidas, é só entrar em contato com a Tempo Cirurgia Plástica ou agendar uma consulta. Será um prazer recebê-lo.