O inverno começou e o frio chegou com força total. Ele está ligado a comidas quentinhas e, normalmente, calóricas. Mas isso não é à toa. Ao contrário do senso comum, nesta época do ano, o corpo necessita gerar mais calor e se proteger. Assim, o organismo queima mais gorduras acumuladas.

Cuidado especial com as festas juninas! Elas estão sempre acompanhadas de comidas típicas, vinho quente e do famoso quentão, porém, para não exagerar na dose, eis alguns cuidados que devem ser tomados. O segredo é fazer tudo com moderação!

E que tal preparar o seu corpo para esta estação?

Então vamos aproveitar as baixas temperaturas e continuar a corrida pelo corpo desejado? Levantamos algumas dicas:

Evite o efeito sanfona: no frio, o risco de engordar aumenta, devido à ingestão de alimentos de alto teor calórico. Procure manter uma alimentação balanceada, bem parecida com a que você consumiu no verão.

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Deixe a preguiça de lado: tente manter ao máximo os hábitos em relação aos exercícios praticados ao longo do ano. Se eles forem cedinho ou mais ao final do dia, tenha um cuidado especial e previna-se contra o frio com roupas para a estação.

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Aumente a sua resistência: a atividade física regular aumenta a resistência orgânica, prevenindo contra gripes, osteoporose, doenças cardíacas. Aproveite para consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, mamão papaia, brócoli, morango, kiwi. Vale também reforçar a ingestão de alimentos que contenham vitamina E (potente antioxidante que combate os efeitos dos radicais livres): amêndoa, gema de ovo.

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Proteja o seu corpo: use roupas específicas para a estação e dê preferência para os tecidos de performance, como os tecidos inteligentes, aqueles que mantêm a temperatura de seu corpo enquanto você corre e transpira. A região do seu corpo que merece maior atenção é a do peitoral, por reunir vários órgãos vitais. Mantenha-o sempre protegido. Extremidades, como mãos e pés, também merecem atenção. Proteja-os com luvas e meias especiais.

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Hidrate os lábios: para evitar o ressecamento dos lábios e pele, é recomendável o uso de protetor labial e também protetor solar.

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Hidrate-se: mesmo no inverno se faz necessária a ingestão de água antes durante e após aos exercícios. Mantenha o hábito de se hidratar a cada 20 minutos com 200 ml de água durante a sua corrida diária. Durante o dia, 3 litros de água serão suficientes.

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Fugindo do ar livre: se você é daqueles que prefere correr em um lugar sem vento ou frio, com temperatura aclimatizada, o melhor é optar pela esteira.

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Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas: assim, você evita a ressaca e não prejudica a sua rotina.

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Lembre-se sempre do acompanhamento de especialistas como nutricionistas, preparadores físicos e médicos. Mantenha a sua saúde em dia!