Algumas pessoas nascem com a má formação da orelha causando a famosa orelha em abano. Este é o mais comum de todos os defeitos congênitos da orelha. A má formação apresenta as seguintes características: ausência ou achatamento da anti-hélice, crescimento acentuado da cartilagem da concha e um afastamento da orelha do crânio, que você pode acompanhar na figura abaixo.

oreja

Mas afinal, qual a melhor idade para realização da otoplastia? O crescimento das orelhas está praticamente completo aos 7 anos de idade. Tendo em vista que não se deve operar estruturas em desenvolvimento, a cirurgia está indicada a partir dos 5 anos de idade. Esta que é uma idade crítica e o procedimento ajuda a evitar, principalmente o trauma das brincadeiras com os apelidos, como orelha de Dumbo, já que temos visto o crescimento de casos de bullying nas escolas.

meninopeste

Nada impede também a realização em adultos. Apesar de nesta fase já não sofrerem preconceito ou serem alvo de piadas, são pacientes que procuram acabar com o desconforto causado pelo problema. Como funciona a cirurgia? Com aplicação da anestesia local em jovens e adultos. Nas crianças, como costumam ficar mais inquietas, recomendamos a anestesia geral. Ela dura em torno de 90 minutos e você tem alta no mesmo dia. Para saber como é o cuidado pós-cirúrgico, veja em nosso site o procedimento.