O implante de panturrilha pode ser indicado tanto por razões estéticas, quanto por algumas razões reparadoras, em casos específicos.

Na grande maioria dos casos, a razão da procura é estética, para casos de hipoplasia discreta. Mas alguns casos de necessidade reparadora da cirurgia incluem casos congênitos de atrofia unilateral da panturrilha ou mesmo sequelas decorrentes da poliomielite.

O músculo da panturrilha, o gastrocnêmico, é o maior músculo da perna e é responsável tanto pela flexão do joelho, quanto da planta do pé.

Para a cirurgia, a incisão é realizada na prega poplítea, ou seja, na dobra atrás do joelho. A extensão da incisão é de cerca de 4cm. A prótese é colocada abaixo da fáscia profunda da perna e acima da capa aponeurótica do músculo gastrocnêmico.

E-book Cirurgias do contorno corporal

Dentre os cuidados pós-operatórios, vale ressaltar que não é necessário o uso de meias compressoras. Os exercícios de grande esforço são liberados depois de dois meses da cirurgia, mas as atividades rotineiras podem voltar ao normal com apenas uma semana.