Muita gente sofre os efeitos de uma baixa qualidade do sono. Sejam algumas noites mal dormidas, dificuldade para conseguir dormir e manter o sono ou até mesmo um quadro recorrente de insônia.

Dormir mal de forma recorrente pode ser muito prejudicial para o seu dia-a-dia e também para a saúde. O aumento do estresse e da irritabilidade, da ansiedade e da sensação de falta de energia podem ter impactos reais no seu humor, produtividade e até imunidade.

Para reverter esse quadro e te ajudar a ter noites de sono melhores, preparamos uma listinha do que fazer para ter um sono melhor e mais regular.

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1. Se exercite mais cedo

A atividade aeróbica pode ser muito benéfica para o seu sono. Tente se exercitar pelo menos três horas antes de dormir, para dar tempo do seu corpo relaxar antes de se deitar.

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2. Limite o consumo de cafeína

É difícil resistir à tentação de tomar um cafezinho depois de uma noite mal dormida, mas a cafeína vai fazer com que você tenha dificuldade de dormir a noite e isso pode fazer você entrar em um ciclo vicioso. Se você não consegue cortar totalmente o café, tente limitá-lo ao período da manhã.

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3. Limite, também, seus cochilos

Assim como acontece com o cafezinho, tirar um cochilo para aliviar o sono depois de uma noite mal dormida pode parecer a solução ideal. Mas isso também vai fazer você ter dificuldades para dormir a noite. Tente limitar a cochilada ao início da tarde e por períodos de, no máximo, 20 minutos.

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4. Dê uma saída para o ar livre

Tomar um pouco de sol ajuda a balancear a melatonina, um hormônio antioxidante que protege o seu sistema nervoso central, e pode te ajudar a ter uma noite melhor.

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5. Se alimente bem

Uma alimentação balanceada ajuda muito na hora de dormir. Algumas substâncias, inclusive, podem ajudar a melhorar a qualidade do sono. Magnésio e vitaminas do complexo B são ótimas para isso. Por isso, espinafre, castanhas, amêndoas e legumes são benéficos. É importante, também, evitar refeições pesadas logo antes de ir para a cama.

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6. Reduza as luzes duas horas antes de ir para a cama

Estudos já apontaram que a exposição a um excesso de luzes depois do anoitecer e antes de se deitar pode afetar negativamente a qualidade do seu sono. Claro, ninguém precisa ficar duas horas no escuro esperando a hora de dormir, mas apagar algumas luzes e substituir lâmpadas de cor branca por amarelas são truques eficientes. E ainda dá aquela aliviada na conta de luz.

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7. Desligue as telas

As luzes azuis emitidas pelas telas de computadores, celulares e TVs podem enganar nosso organismo fazendo-o estimular a produção de hormônios diurnos. Assim, fica mais difícil para o seu corpo relaxar. Tente pelo menos dar uma reduzida no brilho da TV, caso você não consiga perder aquele seu programa preferido.

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8. Evite bebidas alcoólicas logo antes de dormir

Apesar de facilitar o processo de adormecer, se o seu corpo estiver processando o álcool durante a noite os seus ciclos de sono podem ser perturbados.

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9. Resverve parte do dia para discutir suas preocupações, até com você mesma

Você já passou por isso: na hora que você se deitou, você finalmente teve tempo para pensar em tudo que está te preocupando. Isso faz com que o seu organismo entre em um estado de alerta, dificultando o processo de relaxamento que precede o sono. Dedique uma parte do seu dia – e não do seu travesseiro – para aquilo que te preocupa.

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10. Não tente dormir se não estiver com sono

Por mais chato que seja estar acordado às 3h da manhã sem conseguir dormir, ficar rolando de um lado para o outro da cama não vai te ajudar a reverter essa situação. Tente praticar alguma atividade relaxante, como yoga ou até mesmo ouvir uma música mais suave, até que você esteja pronta para ir se deitar.

Viu? É simples se preparar para boas noites de sono. E dormir bem certamente vai trazer benefícios para a sua saúde. E vai te deixar também mais tranquila, feliz e bonita. Caso tenha alguma dúvida, a Tempo Cirurgia Plástica está pronta para te ajudar.