O Face Lift ou Ritidoplastia é a cirurgia estética que tem como objetivo rejuvenescer a face como um todo, sendo especialmente efetiva nas áreas do pescoço e contorno da mandíbula.

Trata-se de uma cirurgia complexa que envolve inúmeros detalhes e refinamentos que devem ser observados com rigor pelo cirurgião a fim de oferecer um resultado natural e sofisticado.

Do ponto de vista do paciente é importante destacar que:

• O face lift oferece melhores resultados para pacientes não obesos.

• A qualidade da pele é importante limitador para a qualidade do resultado cirúrgico.

• A cirurgia não tem como objetivo eliminar todas as rugas ou marcas do tempo, mas sim promover um rejuvenescimento natural, sem “estigmas de operado”.

• Tratamentos complementares são fundamentais para refinar o resultado cirúrgico, melhorar a qualidade da pele e restaurar o volume da face.

• Existem algumas opções de cicatriz, sendo as mais comuns ilustradas abaixo.

cicatrizes possíveis do facelift

 

A recuperação pós-operatória é relativamente rápida, entre 15 e 30 dias e o efeito rejuvenescedor pode durar anos, especialmente em pacientes magras, com pele de boa qualidade e que fazem a manutenção com tratamentos complementares como aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico ou gordura e cuidados com a pele.

Importante destacar que nenhuma foto apresentada nos artigos desse blog que apresentam pacientes da Tempo Cirurgia Plástica sofreram qualquer tipo de manipulação de imagem como photoshop.

A associação de bom preparo do paciente, segurança durante o procedimento cirúrgico, cirurgião com atenção obsessiva aos detalhes e paciente com expectativas realistas leva a um bom índice de satisfação pós-operatório.

No próximo e último texto de uma sequencia de 10 sobre rejuvenescimento facial será abordado o tema: “Considerações finais”.

 

Referência bibliográfica:

1 – Clin Plast Surg. 2008 Oct;35(4):569-603, vi-vii. doi: 10.1016/j.cps.2008.04.002. High SMAS facelift: combined single flap lifting of the jawline, cheek, and midface. Marten TJ1.