Neste último texto de uma série de 10 sobre rejuvenescimento facial, serão apresentadas algumas considerações finais:

1. A importância de expectativas realistas

Pacientes com expectativas realistas em relação à cirurgia plástica invariavelmente ficam muito satisfeitos após o tratamento. Por outro lado, pacientes com expectativas fantasiosas frequentemente ficam insatisfeitos, mesmo diante de um bom resultado, tecnicamente falando.

São exemplos de expectativa realista:

- “Vou melhorar e sentir-me melhor comigo mesma”.

- “Vou rejuvenescer de forma natural”.

- “Minhas marcas de expressão ficarão atenuadas”.

São exemplos de expectativa fantasiosa:

- “Vou ficar como aquela atriz na foto de revista”. Toda foto de revista passa por Photoshop…

- “Essa marca aqui vai desaparecer completamente”.

- “Vou rejuvenescer 20 anos”.

2. Bom gosto e estética

O objetivo dos tratamentos de rejuvenescimento facial é atenuar as marcas do tempo e não eliminar completamente as rugas. Evitar estigmas de operado, “face de quem fez plástica”, é muito importante e por isso é fundamental entender que algumas marcas e algumas rugas permanecerão. Na face, a sutileza é o máximo da sofisticação e é a soma de vários tratamentos sutis e elegantes, além do melhor caminho para um resultado natural.

3. Segurança nos tratamentos da face

Segurança é sempre a prioridade número 1 da Tempo Cirurgia Plástica. O respeito rigoroso a todos os protocolos de segurança é essencial. Além disso, a escolha dos equipamentos e produtos utilizados no rejuvenescimento é sempre norteada pelos princípios da qualidade e segurança.

4. O futuro do rejuvenescimento facial

O futuro do rejuvenescimento facial certamente envolve terapias usando células-tronco, abordagem já utilizada de forma rudimentar nos enxertos de gordura (sabe-se que nos enxertos de gordura existem, também, células-tronco que promovem um rejuvenescimento que vai além da reposição de volume). Além disso, o uso de PRP (plasma rico em plaquetas), colas de fibrina, aparelhos de fototerapia (laser e luz pulsada) cada vez mais sofisticados ampliam as perspectivas terapêuticas de rejuvenescimento facial.

Por outro lado, não há, pelo menos em um horizonte futuro próximo, máquina ou recurso tecnológico que supere ou substitua o cérebro e as mãos humanas. As etapas mais importantes de um programa de rejuvenescimento facial demandam inteligência e discernimento no diagnóstico e proposta terapêutica, bem como habilidade na execução dos procedimentos.

A associação dos fatores:

1 – Paciente bem preparado e com expectativas realistas

2 – Bom gosto e senso estético

3 – Segurança

4 – Bom uso dos recursos tecnológicos são pré-requisitos fundamentais para a satisfação dos pacientes

A Tempo Cirurgia Plástica é especialista em tratamentos de rejuvenescimento facial, abordando terapias preventivas, tratamentos não cirúrgicos, tratamentos minimamente invasivos, cirurgias menores e cirurgias maiores.