O nariz é um ponto responsável por dar mais harmonia para a face e a insatisfação com essa parte do rosto pode prejudicar a autoestima de muitas mulheres. Com a promessa de melhorar a estética do nariz, a rinoplastia é uma cirurgia que, apesar de muito realizada, ainda pode gerar dúvidas.

A rinoplastia corrige o nariz torto.
Essa é uma informação que tem um pouco de verdade, mas também um pouco de mentira. Isso porque o desvio nasal pode ser reduzido com a rinoplastia ou septoplastia, cirurgia que reposiciona o septo do paciente, mas alcançar um nariz absolutamente alinhado é praticamente impossível.

Os resultados da rinoplastia são imediatos.
Mito. Como qualquer procedimento cirúrgico, é preciso ter paciência e cuidado no momento pós-operatório. No caso da rinoplastia, o resultado aparece gradualmente, sendo possível alcançar formas definitivas somente após 18 meses.

A rinoplastia e septoplastia podem ser feitas no mesmo procedimento.
Verdade. O paciente pode tanto fazer as duas cirurgias no mesmo procedimento quanto realizá-las em momentos diferentes. A Tempo Cirurgia Plástica indica unir as cirurgias em um único procedimento para melhorar os aspectos estéticos e funcionais do nariz sem que o paciente passe por duas recuperações.

Nos primeiros meses de cirurgia, o nariz fica com aspecto “gordinho”.
Verdade. O inchaço é um sintoma normal e não há motivos para pânico. Com o tempo, o inchaço vai reduzindo e o resultado final da cirurgia começa a aparecer.

A rinoplastia não deixa cicatriz.
Mito. A rinoplastia deixa marcas sim, mas o objetivo é que elas fiquem discretas e não deixem o paciente com aparência de “operado”.

Você pode ter um nariz igual ao de uma famosa.
Mentira. Esse é um dos principais equívocos cometidos em qualquer cirurgia plástica. É necessário que médico e paciente alinhem expectativas realistas sobre o procedimento, sempre procurando resultados mais naturais e respeitando características particulares de cada pessoa.

A Tempo Cirurgia Plástica é especialista em rinoplastia em BH. Conheça a nossa equipe médica e marque uma consulta.