Ao optar por uma cirurgia plástica, a saúde do paciente deve estar sempre em primeiro lugar. Por isso, uma série de exames deve ser realizada antes de qualquer procedimento cirúrgico. É nesse momento que o médico fica sabendo mais sobre o paciente, identificando fatores que podem trazer alguma complicação no momento da cirurgia. Só depois do check-up, e com tudo em ordem, é que a operação pode ser liberada.

Os exames pedidos variam de acordo com cada cirurgia. Na Tempo Cirurgia Plástica, os padrões mais avançados de segurança são respeitados para garantir que o paciente fique bem antes, durante e após o procedimento.

Conheça os exames para cada cirurgia:

Mamoplastia de aumento (silicone), mamoplastia redutora e mastopexia

Para as cirurgias da mama, além dos exames padrões de sangue e urina, é essencial que a paciente passe por uma ultrassonografia para identificar se há alguma irregularidade com as mamas.

- Sangue: hemograma, coagulograma, ureia, creatinina, glicemia de jejum, IgE total e  IgE específico para látex.
- Urina: urina de rotina e urocultura.
- Imagem: ultrassonografia de mamas e axilas e mamografia, caso a paciente tenha mais de 35 anos.
- Risco cirúrgico.

Blefaroplastia, ritidoplastia, otoplastia e gluteoplastia

Já para a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), ritidoplastia (rejuvenescimento facial), otoplastia e a gluteoplastia, os exames são menos complexos, mais de rotina.

Rinoplastia

Na rinoplastia é necessário um exame especial, a tomografia de seios da face, que analisa melhor a estrutura interna dos ossos do crânio e da face.

- Urina: urina de rotina e urocultura.
- Imagem: tomografia de seios da face.

Abdominoplastia e lipoaspiração

A ultrassonografia de abdômen e a ultrassonografia de parede abdominal são indicadas na abdominoplastia e lipoaspiração.

- Urina: urina de rotina e urocultura.
- Imagem: ultrassonografia de abdômen total e ultrassonografia de parede abdominal, enfatizando a identificação de hérnias e diastase da parede abdominal.
- Risco cirúrgico.

Independente da cirurgia plástica, o médico poderá exigir outros exames para assegurar ainda mais a segurança do paciente. Se ainda restar alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe médica pelo site ou Facebook.