Sim. É possível retomar todas as atividades cotidianas 24h após mamoplastia de aumento. Este artigo é baseado nos trabalhos de John B. Tebbetts, um respeitado cirurgião plástico de Dallas, no Texas, EUA.

Os trabalhos de Tebbetts a respeito de mamoplastia de aumento e da redução do tempo de recuperação após essa cirurgia foram inovadores em dois aspectos:

1. Tiveram como foco a quebra de paradigmas equivocados relacionados ao implante de silicone.

2.Tiveram técnicas de gestão de processos, cronoanálise dos tempos e subtempos cirúrgicos e análise do movimento.

Os estudos tiveram como principais objetivos:

- Padronizar o preparo do paciente para a cirurgia.
- Padronizar a rotina de anestesia.
- Reduzir o tempo cirúrgico.
- Reduzir o tempo de recuperação pós-operatório.

A conclusão dos trabalhos de Tebbetts traz recomendações importantes para que seja possível a retomada de todas as atividades cotidianas após a mamoplastia de aumento:

- Minimizar o tempo cirúrgico, eliminando movimentos desnecessários e padronizando a rotina operatória.

- Realizar a dissecção cirúrgica inteiramente sob visão direta, eliminando completamente a dissecção romba.

- Minimizar ao máximo o sangramento durante a operação.

- Tolerância zero a trauma ao pericôndrio e periósteo.

A implementação dessas recomendações possibilita o menor uso de medicamentos anestésicos e a redução da dor pós-operatória, o que possibilita o rápido retorno das atividades cotidianas.

E-book O Guia das cirurgias das mamas

Vale ressaltar que não existe uma verdade absoluta ou apenas uma conduta considerada correta em medicina, mas são trabalhos como esse, de John Tebbetts, que possibilitam a evolução da ciência.

A Tempo Cirurgia Plástica procura se manter atualizada, a fim de oferecer aos seus pacientes o que há de melhor em tratamentos cirúrgicos estéticos.
Referência bibliográfica:

1 – Achieving a predictable 24-hour return to normal activities after breast augmentation: part I. Refining practices by using motion and time study principles. Tebbetts JB. Plast Reconstr Surg. 2002 Jan;109(1):273-90; discussion 291-2. PMID: 11786826

2 – Achieving a predictable 24-hour return to normal activities after breast augmentation: part II. Patient preparation, refined surgical techniques, and instrumentation. Tebbetts JB. Plast Reconstr Surg. 2006 Dec;118(7 Suppl):115S-27S; discussion 128S-129S, 130S-132S. PMID: 17099488