Temidas por qualquer pessoa, as estrias aparecem principalmente nas mulheres e no momento da puberdade, quando o corpo cresce muito rápido, ou quando se engorda rapidamente, como na gestação. As regiões do abdômen, braços, glúteos, coxas e seios são as mais afetadas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, nesses casos, há um alongamento da pele que ocasiona o rompimento das fibras elásticas e colágenas, criando os “risquinhos” indesejados. As estrias também podem ser causadas pelo ganho excessivo de musculatura ou pelo uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis e anorexia nervosa.

Como tratar?

Infelizmente, o tratamento das estrias não é fácil: quanto mais tempo se passou desde o surgimento das linhas, mais difícil é a sua remoção. O tratamento pode ser realizado com ácidos, cremes ou até mesmo o laser, mas tudo isso tem uma eficácia maior na primeira fase das estrias, quando possuem um aspecto rosado e ainda não adquiriram a coloração branca. Para evitar as marquinhas, viver uma vida saudável, sem excessos e sem variações de peso é o melhor caminho.

Para quem passou por grande perda de peso, a abdominoplastia pode ser uma solução, já que todo o excesso de pele entre a região abaixo do umbigo e a região púbica é retirado, extraindo também as estrias. As linhas que se localizam acima do umbigo também têm a aparência melhorada e se tornam menos perceptíveis com o esticar da pele.

Em BH, a Tempo Cirurgia Plástica é especialista na cirurgia de abdominoplastia. Marcar uma consulta é fácil, é só mandar uma mensagem pelo WhatsApp (31) 9968-6444 ou ligar no número (31) 3261-0055. Esperamos por você!