Quando se fala em rejuvenescimento facial, é impossível não citar os benefícios da toxina botulínica no combate às rugas. Mas existe um momento certo para começar o tratamento?

No rejuvenescimento facial, a toxina botulínica possui dois usos: na prevenção e no tratamento das rugas. Não existe uma idade ideal para começar a prevenção. Mas algumas pessoas possuem tendências a formar mais marcas de expressão quando sorriem, franzem a testa ou até mesmo quando falam. Normalmente, essas pessoas terão rugas mais cedo e podem realizar o tratamento para paralisar os músculos e evitar as linhas de expressão.

Para tratar as rugas já existentes, é recomendado iniciar o tratamento quando os primeiros sinais do tempo surgem, na casa dos 30 anos. “É bom lembrar que o botox é ideal para as pessoas que ainda não precisam ou não desejam ser submetidas a procedimentos cirúrgicos. Ele ajuda a retardar, manter e até a reverter os sinais de envelhecimento com muita eficácia”, de acordo com a Dra. Júnea Araújo.

Cirurgias da Face

Para os pacientes que possuem rugas em um estágio mais avançado, a toxina botulínica também traz bom resultados, principalmente se for combinada com outro procedimento, como a ritidoplastia, cirurgia que rejuvenesce todas as partes do rosto.

É importante ressaltar que o tratamento com a toxina botulínica deve sempre ser feito buscando resultados naturais, evitando excessos e aplicação quando os pacientes ainda não precisam.

Agora, saiba mais sobre o rejuvenescimento facial e aprenda a evitar as rugas aos 30 anos.