Todo mundo já está cansado de saber que o uso do filtro solar é obrigatório, ainda mais quando o assunto é verão. Mas a missão de proteger a sua pele na época mais quente do ano vai muito além dos cuidados com o sol.

Alimentação também bronzeia

Alimentos ricos em caroteno devem entrar imediatamente para a sua dieta de verão. É o caso, por exemplo, do caqui, da cenoura e da beterraba. Além de muito saudáveis, vão deixar a pele um pouco mais escura naturalmente, garantindo assim um bronzeado lindo.

Antes do protetor solar

Use antioxidantes tópicos (produtos com vitamina C, vitamina E, idebenona, etc) para combater o envelhecimento causado pelo sol. Aqueles usados via oral, como o chá verde, também são recomendados.

Cuidados para os cotovelos, joelhos, calcanhares e pés

Cremes com ureia, lactato de amônia, vitamina E e silicone evitam o ressecamento. Vale também uma esfoliação duas vezes na semana. A receita é simples: uma colher de sopa de aveia em flocos, duas colheres de sopa de mel e uma colher de açúcar. Misture e aplique com movimentos circulares. Depois, é só retirar no banho.

Lembre-se também do colo, pescoço e mãos

Essas são áreas que, durante todo o ano, ficam diretamente expostas ao sol. Resultado: rugas e manchas. Para se proteger, use protetor solar e hidrate. No colo e pescoço, use o mesmo creme do rosto. Nas mãos, opte por um creme hidratante próprio para a região.

Depilação não combina com sol

Fique longe do sol nas 24 horas seguintes de se depilar – a regra vale para cera quente e cera fria – para evitar o surgimento de manchas.

Adeus, banho quente

Os banhos devem ser curtos, mornos ou frios. Já os sabonetes devem ser neutros, com glicerina e possuir ativos umectantes na composição.

Hidratar, hidratar e hidratar

Se você tem dificuldades em beber grandes quantidades de água por dia, as águas aromatizadas podem ser uma boa opção. Basta misturar água filtrada gelada e com itens como hortelã, manjericão, alecrim, sálvia e/ou rodelas de limão.

Lábios de mel

Os lábios sofrem muito na época do verão e costumam rachar. Faça uma esfoliação caseira duas vezes na semana. Misture açúcar cristalizado e mel, passe delicadamente nos lábios e deixe por cerca de cinco minutos na região. Depois de retirar a mistura, aplique um hidratante bucal com fator de proteção solar.