Mamoplastia e abdominoplastia são duas cirurgias estéticas realizadas com muita frequência, especialmente em mulheres que já tiveram filhos. Muito se discute se é possível e seguro realizar essas duas cirurgias no mesmo procedimento operatório, de maneira a atender a demanda das pacientes que desejam submeter-se a apenas uma cirurgia e, ao mesmo tempo, garantir que o procedimento seja realizado com baixa incidência de complicações.

Matarasso e outros realizam rotineiramente  a abdominoplastia associada à mamoplastia e consideram que, se respeitados critérios de segurança, essa associação não aumenta o risco de complicações. Por outro lado, Chapuz e outros, analisando dados da literatura médica, sugerem que pode haver maior incidência de complicações relacionadas à cicatriz e sistêmicas.

Para que uma abdominoplastia possa ser associada à mamoplastia, entre outros critérios, alguns pontos essenciais devem ser observados:

1. A paciente não pode apresentar nenhuma doença sistêmica, como diabetes e hipertensão.

2. A paciente não pode apresentar qualquer fator que eleve o risco de doença tromboembólica, como obesidade, história prévia de trombose ou predisposição genética.

3. O tempo cirúrgico previsto não deve exceder seis horas.

Além disso, todos os protocolos de segurança para cirurgia plástica devem ser seguidos de forma rigorosa. O paciente deve ser muito bem preparado para a cirurgia e o procedimento deve ser realizado em local especializado em cirurgia plástica, a fim de garantir boa logística e pessoal treinado para auxiliar esse tipo de operação.

Se realizada com esses pré-requisitos, a mamoplastia pode ser feita junto com a abdominoplastia e promove melhora na qualidade de vida e na autoestima das pacientes.

Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato com a Tempo Cirurgia Plástica por email ou Facebook.

E-book O Guia das cirurgias das mamas

Referências bibliográficas:

Texto 41 – É seguro operar as mamas e o abdome na mesma cirurgia_ 41.1

Matarasso A, Smith DM.

Plast Reconstr Surg. 2015 May;135(5):849e-860e. doi: 10.1097/PRS.0000000000001238. Review.

PMID: 25919267

2 – Plast Reconstr Surg. 2016 Jan;137(1):248e-9e. doi: 10.1097/PRS.0000000000001919.

Combined Abdominoplasty and Breast Surgery versus Isolated Abdominoplasty: Results of a Systematic Review.

Chaput B1, Bertheuil N, Alet JM, Bodin F, de Bonnecaze G, Michot A.