Aparentemente, sim. A cicatrização pode ser diferente de acordo com o ciclo menstrual.

Um trabalho publicado em fevereiro de 2016, na mais importante revista de cirurgia plástica, foi o primeiro a demonstrar a relação entre o ciclo menstrual e a qualidade da cicatriz em pacientes que fizeram uma  mamoplastia redutora. A mesma equipe de pesquisa já havia observado resultados semelhantes também nas  mamoplastias de aumento.

Segundo as pesquisas, pacientes que operam na primeira metade do ciclo menstrual apresentam menor incidência de deiscência de sutura (abertura dos pontos cirúrgicos) e de cicatriz hipertrófica. Por outro lado, pacientes que se submeteram  à  mamoplastia na segunda metade do ciclo menstrual apresentaram maior incidência de uma cicatrização de má qualidade.

Por ser uma informação muito nova e baseada em poucos trabalhos científicos, ainda não  existe um protocolo que defina o momento ideal, em relação ao ciclo menstrual, de se realizar uma cirurgia plástica. Caso essa informação se confirme em outros trabalhos, operar menstruada ou logo depois da menstruação pode ser uma ótima opção.

A  Tempo Cirurgia Plástica procura manter-se atualizada cientificamente a fim de oferecer o que há de melhor a seus pacientes. Caso tenha alguma dúvida, clique aqui e envie um e-mail para a nossa equipe médica.

 

Referência bibliográfica:

1 – Plast Reconstr Surg. 2016 Feb;137(2):406-10. doi: 10.1097/01.prs.0000475748.02721.3d. Surgical Timing and the Menstrual Cycle Affect Wound Healing in Young Breast Reduction Patients.

Lopez MM1, Castillo ACKaltwasser KPhillips LGMoliver CL.