Cuidar do corpo significa cuidar da saúde. Quanto melhor esse cuidado, maior o nosso bem-estar. A realização de uma cirurgia de contorno corporal já demostra uma vontade da paciente de se cuidar, ser mais saudável e elevar a sua autoestima. Para que esses benefícios apareçam de forma mais clara e se mantenham por mais tempo, é necessário, além da força de vontade, atenção ao período do pós-operatório.

Falando mais especificamente sobre o pós-operatório das cirurgias de mama, lipoaspiração e abdominoplastia, uma grande e talvez imprescindível ajuda à paciente vem da realização da drenagem linfática. O procedimento é simples e a explicação sobre os benefícios também. Trata-se de uma massagem que evita a retenção de líquidos. A técnica gera resultados incrivelmente melhores se executada por fisioterapeutas. Depois da lipo ou da abdominoplastia, o corpo tem mais dificuldade de fazer circular e liberar líquido. A drenagem linfática bem executada auxilia o corpo tanto na circulação quanto na liberação.

Vale lembrar que a diminuição na circulação e a retenção de líquidos em excesso podem causar dores e prejudicar o resultado da cirurgia, que tem, como objetivo principal, melhorar o contorno corporal. Com a drenagem linfática, as dores são aliviadas e o objetivo da cirurgia é atingido melhor e mais rapidamente.

No próximo texto falarei da melhora de inchaços e hematomas com a drenagem linfática. Continue acompanhando o nosso blog!

Por Dra. Fernanda Rocha