A tentativa de controlar os efeitos do tempo é um hábito antigo e vai muito além da busca fútil e descabida pela beleza. A ciência desenvolveu inúmeros recursos para retardar e reverter os efeitos do envelhecimento que, como qualquer recurso tecnológico, podem ser aplicados de maneira mais ou menos eficiente.

Quando se trata de rejuvenescimento facial, assim como em qualquer área da cirurgia plástica, o objetivo é promover um resultado equilibrado, valorizando a beleza individual e evitando estigmas do tipo “plastificada”. Para que isso aconteça, é fundamental entender profundamente a anatomia do envelhecimento facial a fim de evitar tratamentos que distorçam a anatomia natural da face. (veja o texto: Anatomia e Rejuvenescimento Facial).

A partir dos 30 anos, três alterações ocorrem na face: a pele piora de qualidade, perde-se volume em áreas específicas e os tecidos sofrem uma queda progressiva. Ao avaliar um paciente que busca o rejuvenescimento facial, três grandes grupos de tratamentos devem ser abordados:

1. Cuidados com a pele;
2. Reposição de volume;
3. Reposicionamento dos tecidos.

Resultados indesejáveis ocorrem principalmente pelos seguintes fatores:

1. Crença equivocada de que tratamentos não cirúrgicos são sempre mais naturais. Isso pode levar ao exagero na aplicação de recursos, como toxina botulínica e preenchimentos.

2. Não abordagem dos três grandes fatores envolvidos no envelhecimento facial. Exemplos:

- Realizar lifting facial em paciente com pele ruim, sem antes melhorar a qualidade da pele. Isso pode promover um resultado cirúrgico pouco expressivo e pouco duradouro.

- Realizar muito preenchimento em uma paciente que tem maior queda dos tecidos e que, por isso, deveria submeter-se a um lifting facial.

- Desrespeito aos limites apresentados pelos tratamentos de rejuvenescimento, levando ao uso exagerado desses recursos.

Para obter um resultado natural no rejuvenescimento facial, a paciente deve ser avaliada e tratada por um especialista em rejuvenescimento que domine abordagens preventivas e terapêuticas, tratamentos minimamente invasivos, procedimentos cirúrgicos menores e maiores. É a soma de vários tratamentos sutis e elegantes que promove um resultado natural e sofisticado.

Em BH, a Tempo Cirurgia Plástica oferece diversos tratamentos para o rejuvenescimento facial, como a toxina botulínica, o preenchimento e a ritidoplastia (facelift). Agende a sua consulta ligando no número (31) 3261-0055 ou enviando uma mensagem para o WhatsApp 99968-6444.