A cicatrização é o processo pelo qual o organismo tende a reparar uma lesão ou perda de tecido. Em uma cirurgia plástica, cuidar corretamente da cicatriz faz toda a diferença na hora de alcançar bons resultados.

A cirurgia plástica deve colocar a cicatriz no lugar mais anatômico possível, onde ela fique mais disfarçada. Outra opção é colocá-la em locais que possuem melhores condições de recuperação. Tudo isso visando sempre à melhor estética possível para o paciente.

cicatriz mamoplastia de aumento

Nas mamoplastias de aumento, a localização das cicatrizes depende da forma como a prótese de silicone foi implantada, mas todas são do mesmo tamanho e ficam em locais estratégicos, como no sulco entre a mama e o tórax (imagem acima), aréolas e até mesmo nas axilas.

cicatriz abdominoplastia bh foto

Já no caso de uma abdominoplastia (imagem acima), as marcas são facilmente escondidas, inclusive quando a paciente está usando biquíni.

No entanto, esse processo de cicatrização é muito individual: a forma com que o paciente irá cicatrizar varia de pessoa para pessoa e sofre influência genética e comportamental. Na genética, é difícil atuar. Predisposição a cicatrizes hipertróficas e a queloides são sinais de alerta quando escolher se submeter a um procedimento cirúrgico.

Nos cuidados pós-operatórios, orientamos manter sempre a higiene local para evitar infecções, repousar adequadamente para evitar tração excessiva e não se expor ao sol precocemente.

Possíveis irregularidades poderão ser tratadas com compressão local, fitas de silicone, infiltração de corticoides, radioterapia e outros tratamentos.  Por isso, o acompanhamento médico após a cirurgia é de extrema importância. Só assim para diagnosticar alterações e definir a melhor forma de tratamento.

E-book Cirurgias do contorno corporal

Em BH, a Tempo Cirurgia Plástica está de portas abertas para tirar todas as suas dúvidas sobre as cicatrizes e sobre qualquer outra cirurgia plástica. É só entrar em contato conosco, clicando aqui ou enviando uma mensagem para o WhatsApp (31) 9 9968-6444.