A toxina botulínica é conhecida por todos pelo nome “botox”, mas, na verdade, esse é o nome de uma das marcas de toxina botulínica existentes no mercado. A aplicação dessa substância na dermatologia tem o objetivo principal de amenizar as rugas dinâmicas da face e no tratamento hiperidrose (excesso de suor) nas axilas, palma e planta dos pés.

Toxina botulínica no combate às rugas

As rugas dinâmicas são aquelas que se formam durante a movimentação cotidiana dos músculos faciais, como sorrir, franzir a testa ou até quando fazemos uma expressão de surpresa. São nesses músculos que a toxina botulínica age, paralisando-os e tratando as rugas.

Outro ponto positivo é que a paralisação impede que os músculos se contraiam, prevenindo o surgimento de novas rugas. Esse benefício é visto principalmente nas rugas glabelares, aquelas entre as sobrancelhas, nas rugas perioculares laterais, os famosos pés de galinhas, e também nas rugas da testa.

Por isso, a toxina botulínica é aplicada também em pacientes que ainda não possuem muitas rugas, mas querem prolongar o aspecto jovial do rosto através da prevenção. Nesses casos, a aplicação deve ser feita duas vezes ao ano.

Botox BH

 

Toxina botulínica no tratamento da hiperidrose

No tratamento da hiperidrose, a toxina botulínica inibe a liberação a liberação de acetilcolina e com isso diminui a sudorese. O resultado pode ser visto já entre os dois e cinco primeiros dias após a aplicação e atinge o pico máximo do efeito em duas semanas.

A duração varia muito de uma pessoa para outra, ficando em torno de três a cinco meses. É importante ressaltar que a toxina botulínica tem início de ação lento (duas semanas)  e a duração e o fim do seu efeito também se dão de forma lenta e gradual ao longo dos meses.

Botox BH

 

Independentemente da finalidade, o procedimento é rápido e levemente dolorido. As contraindicações para a realização são doenças como miastenia graves, infecções no local de aplicação, gravidez e amamentação. Nos dois últimos casos, a contraindicação se deve ao fato de não haver estudos avaliando a segurança da aplicação para as grávidas e mães no processo de lactação.

Se você tem interesse em realizar o tratamento com a toxina botulínica, não pode perder o Dia do Preenchimento e da Toxina Botulínica da Tempo Cirurgia Plástica. Saiba mais sobre o evento e faça a sua inscrição clicando aqui.

Botox BH