A queda dos cabelos pode ter diversas causas. As palavras alopecia e calvície são termos genéricos e não definem uma doença específica. É raro encontrar alguém que nunca tenha passado, mesmo que de forma transitória, por uma queda mais intensa dos cabelos.

Queda de cabelo

 

Existem diversas doenças do couro cabeludo associadas à queda de cabelo. As principais são: o eflúvio telógeno, a alopecia areata e a alopecia androgenética. Existem também outras causas não tão frequentes, mas que geram sérios danos ao couro cabeludo, como as alopecias cicatriciais, o lúpus discoide, o líquen plano pilar e a alopecia frontal fibrosante.

Por último e não menos importante, a perda de cabelos ou alterações na haste capilar podem ser consequência de agressões externas por alisamento, tintura agressiva e excesso de secador e chapinha. Como essas práticas têm sido cada vez mais frequentes, é comum encontrar indivíduos com mais de uma causa para a queda de cabelo.

Nos próximos textos, vamos detalhar cada uma dessas doenças e explicar a importância de se procurar um profissional dermatologista para um correto diagnóstico e tratamento. Acompanhe o nosso blog.