O resultado final de uma cirurgia é muito impactado pelo cuidado pós-operatório do paciente, que deve seguir com rigor as indicações do médico.

Para muitas cirurgias plásticas, é comum o uso de malhas compressivas após o procedimento e os benefícios são muito maiores que apenas a modelagem do corpo.

Como comprime constantemente a área operada, a malha tem o objetivo de reposicionar os tecidos que foram descolados durante a cirurgia. Quando há espaço entre os tecidos, o organismo produz líquido para preenchê-lo, causando o edema (inchaço) e, caso o acúmulo seja muito grande, pode-se configurar um quadro de seroma.

As malhas também são importantes para a cicatrização, pois a compressão da área contribui para uma cicatriz mais uniforme e fina, ajudando na prevenção dos queloides e evitando tensões na área.

A malha é colocada no paciente imediatamente após a cirurgia, ainda no centro cirúrgico e deve comprimir o paciente de forma confortável. A malha muito apertada, além de ferir a pele, pode impedir a circulação do sangue no local, o que provoca a morte dos tecidos.

O tempo de uso das malhas varia de acordo com a cirurgia e pode chegar até a três meses de uso. À medida que o paciente se recupera e desincha, a malha pode ser ajustada ou substituída por uma numeração menor.

Além da malha de compressão, a drenagem linfática e os movimentos leves e frequentes do corpo intensificam o efeito da compressão e ativam o sistema circulatório.

Todos os cuidados contribuem para um melhor resultado cirúrgico e garantem uma recuperação mais rápida e confortável para o paciente. Por isso, siga sempre as orientações do seu cirurgião plástico.

E-book Cirurgias do contorno corporal

Quer saber mais sobre o pós operatório das cirurgias? Confira os vídeos da Tempo Cirurgia Plástica.

→ Mamoplastia de aumento (silicone): Pós-Operatório
→ Mamoplastia redutora e mastopexia: Pós-Operatório

→ Lipoaspiração: Pós-Operatório
→ Blefaroplastia: Pós-Operatório
→ Rinoplastia: Pós-Operatório
→ Gluteoplastia: Pós-Operatório
→ Otoplastia: Pós-Operatório
→ Ritidoplastia: Pós-Operatório