O pH de um xampu pode, sim, afetar a qualidade do nosso cabelo. Os xampus ácidos são melhores para a saúde e beleza dos cabelos e ainda mais benéficos para cabelos já danificados por química ou tintura e se são naturalmente secos, anelados ou cacheados.

A fibra capilar tem um pH de 3,67, enquanto o couro cabeludo apresenta pH de 5,6. Para o cabelo ficar brilhante, macio e sem frizz, é importante que ele atinja equilíbrio de suas cargas elétricas. Esse ponto de equilíbrio só é atingido em um pH inferior a 5,5. Logo, qualquer produto com pH superior a esse valor vai aumentar a eletricidade estática do cabelo, causando frizz, dano à cutícula e causando maior quebra de fios.

O condicionador contém cargas positivas e pH mais baixo, o que pode ajudar a neutralizar a eletricidade deixada pelo xampu. Quem tem quadro de caspa, oleosidade ou coceira no couro cabeludo não deve fazer uso de condicionador. Já quem tem o cabelo misto não deve aplicar o condicionador na raiz nem na parte superior dos cabelos. Um xampu com pH de até 5,5, portanto, vai minimizar o frizz onde o condicionador não foi aplicado.

Infelizmente, no Brasil, a maioria dos rótulos dos produtos não apresenta o seu pH. Em um estudo de 2014, publicado por Gavazzoni, os pHs de diversas marcas de xampus comuns – desses comprados em supermercados e farmácias –, foram testados. Apenas 34% dos produtos testados tinham pH inferior a 5,5. Esse número cresce para 74% nas linhas profissionais de produtos capilares. Além disso, os xampus infantis, pela propriedade de não arder os olhos, têm sempre um pH superior a 5,5 e, por isso, não são ideais para uso adulto.

Atualmente, muitas pessoas têm receio de lavar o cabelo com frequência, achando que isso pode danificar o cabelo. Na verdade, desde que o produto não agrida os fios, eles devem ser lavados com frequência. Em geral, cabelos oleosos e com caspa devem ser lavados diariamente com xampus transparentes. Os cabelos secos ou mistos devem ser levados pelo menos três vezes por semana, com xampus perolados ou opacos.

Lavar o cabelo com os produtos adequados contribui muito para a saúde e beleza dos cabelos. Para mais informações, entre em contato com a Dra. Letícia Pires, a dermatologista da Tempo Cirurgia Plástica, e agende uma consulta.