É normal que, ao pensar em mamoplastia de aumento, se pense também em implantes de silicone. No entanto, essa não é a única possibilidade. Você sabia que realizar um enxerto de gordura é um caminho possível?

A lipoescultura é uma boa opção quando se deseja um aumento discreto ou, por exemplo, a correção de pequenas assimetrias mamárias.

É importante ressaltar, no entanto, que essa técnica não proporciona uma projeção das mamas tão evidente quanto os implantes de silicone.

Nos últimos cinco anos, a utilização associada de silicone e enxerto de gordura vem se popularizando. A lipoescultura complementa o aumento promovido pela prótese e torna áreas como o polo superior e o quadrante medial das mamas mais natural. Esse benefício tende a ser mais evidente em casos em que os implantes são posicionados na frente do músculo que, por deixar as bordas dos implantes mais visíveis, pode ficar mais artificial.

Veja na figura abaixo a região de aplicação do enxerto de gordura complementar à prótese:

Lipoescultura e mamoplastia de aumento

 
De acordo com o seu plano cirúrgico, você pode se beneficiar dessa técnica, caso sua prótese seja posicionada na frente do músculo.

Como sempre, é importante que você converse com um cirurgião plástico e, juntos, encontrem a melhor solução para seu caso.

 
REFERÊNCIA:

Plast Reconstr Surg. 2017 May;139(5):1080e-1085e. doi: 10.1097/PRS.0000000000003299. Subfascial Primary Breast Augmentation with Fat Grafting: A Review of 156 Cases. Kerfant N1, Henry AS, Hu W, Marchac A, Auclair E.