Os homens também podem ser submetidos a cirurgias de mamas. Causa de grandes constrangimentos e baixa auto estima masculina, o aumento das mamas pode ocorrer em diferentes fases da vida, por diversos motivos.

No decorrer da vida, esse aumento é considerado fisiológico (normal) e na maioria das vezes de caráter temporário em fases como: ao nascimento, puberdade e terceira idade. Estas são etapas onde há uma adaptação do organismo a uma nova transição hormonal. Há um desequilíbrio na relação estrógeno/testosterona no organismo masculino, provocando o aumento das mamas. Em situações naturais, logo que esse equilíbrio hormonal é reestabelecido, as mamas tendem a diminuir e retornam ao seu tamanho natural.

Mas a ginecomastia pode aparecer em outras fases da vida e deve ser investigada, pois pode estar relacionada a uso cônico de medicamentos ou alterações hormonais não esperadas para determinada faixa etária.

Outra situação onde as mamas masculinas podem aumentar é durante o aumento de peso. Dessa forma, as mamas apresentam-se maiores, com maior quantidade de gordura, e mais flácidas.

O tratamento, geralmente, é cirúrgico e poderá abordar desde a simples lipoaspiração da gordura localizada, a retirada da glândula mamária excessiva ou poderá envolver também a retirada do excesso de pele apresentado.

Portanto, todo paciente com aumento das mamas deverá ser avaliado por um médico especialista para a correta identificação da causa e a melhor indicação do tratamento.