As unhas podem ter várias colorações e são diversas as causas para as mudanças de cor. Elas podem ser vermelhas, roxas, marrons, negras, amarelas, esverdeadas e ter manchas brancas.

manchasunhas

Vamos entender melhor sobre esse assunto?

Quando eu era criança, vez ou outra, surgia uma mancha branca puntiforme na minha unha. As minhas tias-avós falavam que era o sinal de que eu ia ganhar um presente. Toda vez que elas surgiam eu ficava feliz. Hoje, eu sei que o motivo daquelas “manchinhas” brancas eram pequenos traumatismos.

Manchas​ ​brancas

Manchas brancas pequenas e puntiformes ocorrem comumente em crianças de forma esporádica e transitória e também após cuidados exagerados na manicure em mulheres adultas. Porém, manchas brancas mais extensas e que não regridem em poucos dias ou semanas podem estar relacionadas a outras patologias como alopecia areata (pela perda de cabelos ou de pelos em áreas do couro cabeludo ou de outras partes do corpo), anomalias congênitas, onicomicose (conhecida popularmente como micose de unha​), doenças renais ou hepáticas.

Manchas​ ​vermelhas

As manchas vermelhas podem ser divididas basicamente em eritroníquia e lúnula vermelha. A eritroníquia é caracterizada por faixas vermelhas longitudinais na unha. A presença de várias faixas vermelhas paralelas indica inflamação na matriz ungueal (local onde a unha é produzida). Já uma faixa única vermelha, em geral, se deve a tumores benignos que crescem debaixo da unha, por exemplo, o onicopapiloma. A lúnula é aquele desenho em forma de meia lua, de cor branca, que fica na parte proximal da unha. Manchas vermelhas na lúnula podem estar relacionadas a artrite reumatoide, lúpus, insuficiência cardíaca, cirrose hepática, intoxicação por monóxido de carbono, líquen plano e alopecia areata, entre
outros.

Manchas​ ​roxas

As manchas roxas podem ser evidenciadas após trauma na unha e também em atletas corredores ou jogadores de futebol que sofrem pressão repetitiva e frequente em determinada unha. Qualquer pessoa com mancha roxa, marrom ou enegrecida nas unhas sem história de trauma prévio precisa procurar um dermatologista para excluir a possibilidade de melanoma ungueal, um tumor agressivo que deve ser diagnosticado precocemente. Unhas que não clarearam algumas semanas após o trauma também devem receber avaliação especializada. Pacientes em uso de anticoagulantes podem apresentar hemorragias nas unhas sem trauma aparente.

Outros

A presença de melanina (pigmento marrom) dentro da unha é chamada de melanoníquia. Esta se apresenta como linhas marrons em faixas de orientação longitudinal, e mais raramente afetam toda a unha. A causa mais frequente desse tipo de alteração na cor das unhas é étnica, principalmente nos indivíduos afrodescendentes. Outras causas são uso de medicamentos, traumas ou doenças sistêmicas. Todos os pacientes com melanoníquia devem ser avaliados e acompanhados por um dermatologista, principalmente quando apenas uma unha é afetada, a fim de se excluir a possibilidade de melanoma. As unhas podem se tornar amarelas por coloração exógena (externa) ou endógena (interna). Fatores externos incluem impregnação por determinados esmaltes, que, mesmo depois de removidos, deixam a unha manchada, corantes têxteis, bicromato de potássio e herbicidas.

Quando a causa é interna, concomitante à coloração amarelada, as unhas apresentam-se grossas, endurecidas, com alteração importante na curvatura e ausência de cutículas. Esses achados podem ser vistos em pessoas com alterações linfáticas, respiratórias e, mais raramente, podem estar associados à malignidade interna. A coloração esverdeada das unhas se deve a um pigmento chamado piocianina. Ele indica a colonização da unha por uma bactéria, a pseudomonas, geralmente presente em pessoas que apresentam inflamação crônica da borda ao redor da unha chamada de paroníquia
crônica. O contato frequente com água e o tabagismo podem estar relacionados ao quadro. As alterações de coloração nas unhas podem corresponder a muitas doenças ou outras situações. Sua unha está com a coloração alterada?

Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (31) 9 9968-6444.