Os retinoides tópicos como a tretinoína e o adapaleno são excelentes ativos para tratamento de rugas, acne, comedões (popularmente conhecidos como cravos) e rejuvenescimento da pele. Porém, alguns cuidados são essenciais para aqueles que fazem uso dessa medicação.

Primeiramente, ela deve ser receitada por um médico e usada à noite, logo antes de deitar. Mulheres grávidas ou em vias de engravidar não devem usar esse tipo de medicamento.

A pele deve estar bem hidratada para reagir bem ao uso do retinoide tópico. Ativos hidratantes específicos para cada tipo de pele podem ser aplicados pela manhã e logo em seguida o protetor solar.

Caso a medicação seja usada na pele ressecada, pode acontecer irritação e intolerância.

Sempre começamos numa concentração baixa e, se houver tolerância, vamos aumentando a concentração nas consultas subsequentes.

As pessoas que fazem uso do ácido retinoico devem usar corretamente o protetor solar ao longo do dia, reaplicando a cada 3 horas. É comum irritação e descamação leve na pele com o início do uso. Nesse caso, a frequência de aplicação deve ser reduzida. Por exemplo: se você usa cinco vezes na semana pode reduzir para três vezes. Se não houver qualquer descamação ou irritação, não significa ausência de efeito e sim que a pele apresenta boa tolerância e é provável que o dermatologista aumente a concentração do ativo na próxima consulta. Porém, se houver muita coceira e vermelhidão, é indicado suspender o uso e procurar um médico. Peles sensíveis ou intolerantes podem não aceitar bem esse medicamento e há várias outras opções para substituir.

O ácido retinoico deve ser suspenso 10 dias antes de ir para praia ou de qualquer exposição solar mais intensa. Isso porque a medicação deixa a pele mais sensível ao sol e à luz. Ele poderá ser reiniciado 10 dias após o retorno. Outra dica importante é suspender esse medicamento uns 5 dias antes de tratamentos estéticos como depilação ou laser.

Apesar da tretinoína preparar a pele para diversos procedimentos e até melhorar a resposta aos tratamentos como peelings, laser e microagulhamento, é conveniente interromper o uso alguns dias antes para evitar irritações na pele no dia do procedimento.

Tem interesse em utilizar os retinoides em algum tratamento para sua pele?

Entre em contato com a Tempo pelo WhatsApp (31) 9 9968-6444.