Parece uma pergunta boba, mas é muito frequente no dia a dia do consultório. A frequência ideal de lavar o rosto é duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, seja sua pele oleosa, normal ou seca. O que vai variar de um tipo de pele para outro é o produto utilizado.

Quem tem pele oleosa deve usar sabonetes e protetores solares específicos, que realmente controlam a produção de sebo ou possuem partículas que absorvem a oleosidade da pele.

O resultado é uma pele mais “sequinha” e sem óleo por mais tempo. Quem tem a pele oleosa poderia até lavar três vezes ao dia (após atividade física, após suor), mas é bom evitar lavar demasiadamente o rosto, pois, em vez de ajudar, pode estimular ainda mais a produção de sebo. Na dúvida, o ideal é procurar um dermatologista para receitar os melhores produtos do mercado, com tecnologia de ponta para controle e absorção do sebo.

Se você está no outro extremo, isto é, tem a pele seca, prefira sabonetes com ação hidratante, de preferência líquidos. Há pessoas com pele seca que lavam o rosto somente com água. Não recomendo. Oriento essas pessoas a usarem pelo menos um syndet, produto para higiene extra suave da pele. Há vários no mercado. Eles ajudam a remover células mortas, partículas de poluição e poeira sem ressecar ou irritar a pele, pois são hipoalergênicos. Após a limpeza, é importante usar um hidratante e protetor solar específico.

É​ ​necessário​ ​lavar​ ​o​ ​rosto​ ​para​ ​reaplicar​ ​o​ ​protetor​ ​solar?

Ao longo do dia, quando formos reaplicar o protetor, não é necessário lavar a pele novamente. Mas existe exceção: após atividade física, suor excessivo ou pele muito oleosa, pode ser necessário lavar novamente. No caso das peles oleosas, a escolha de produtos específicos para controle do sebo permite reaplicar o protetor sem a necessidade de lavar o rosto. Lembrando que o protetor deve ser reaplicado 3 a 4 vezes por dia e a pele deve ser lavada de preferência duas vezes ao dia. No caso de peles muito oleosas ou que transpiram em excesso, pode ser necessário lavar 3 vezes ao dia.

Gostou?
Caso tenha dúvidas ou queira agendar uma consulta, entre em contato pelo número de WhatsApp (31) 9 9968-6444.