A pele da pálpebra é um dos primeiros locais a se notar os efeitos do envelhecimento. Ao longo do tempo, há reabsorção de gordura profunda e também óssea malar e orbicular. Além disso, o dano solar crônico e o envelhecimento da pele e da musculatura orbicular levam à flacidez, rugas, bolsas e olheiras. Muitos tratamentos são propostos para o rejuvenescimento dessa área, desde técnicas não cirúrgicas como preenchimento, peelings e lasers até a correção cirúrgica através da blefaroplastia.

Recentemente, um procedimento vem ganhando espaço na luta para melhorar a flacidez e as rugas da pele da pálpebra. É a radiofrequência pulsada multiagulhada, método que utiliza energia randômica fracionada aplicada na pele por uma ponteira com agulhas minúsculas, que perfuram a pele até chegar à derme profunda. Essa energia estimula os fibroblastos, células produtoras de colágeno, e como consequência há o aumento de fibras elásticas e colágenas na pele tratada.

O resultado começa a ser percebido duas semanas após a realização. O paciente não sente dor durante o ato cirúrgico, pois uma anestesia é aplicada no local. Nos dias seguintes ao procedimento, há edema e equimoses (áreas arroxeadas), que são transitórias e não interferem no resultado final.

Por ser um procedimento minimamente invasivo, pode ser realizado no consultório, em indivíduos de várias idades que desejam melhorar o aspecto da região orbicular, mas não desejam ou ainda não têm indicação da cirurgia plástica convencional, chamada de blefaroplastia.

Observa-se com esse procedimento uma melhora da qualidade da pele da pálpebra, que fica mais firme e rejuvenescida. Converse com um dermatologista sobre o procedimento e se ele está indicado para o seu caso.

Se interessou? Agende uma consulta e saiba se o procedimento está indicado para o seu caso! Fale conosco: (31) 9 9968-6444, ligação ou WhatsApp. ;)

BIBLIOGRAFIA

Radiofrequência pulsada com multiagulhas: uma proposta terapêutica em rugas, flacidez e pigmentação periorbital. Pulsed radiofrequency with multineedles: atherapeutic proposal for wrinkles, sagging, and periorbital pigmentation.

Emerson de Andrade Lima, Coordenador da Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia do Recife – Recife (PE), Brasil.