As cicatrizes de acne são um transtorno estético frequente e em graus variados de intensidade. A acne, quando moderada ou grave, leva a uma inflamação intensa da pele que, quando cicatriza, gera uma fibrose, um tecido cicatricial visível, sendo exemplos marcas, manchas e alterações no relevo da pele.

As cicatrizes de acne podem baixar muito a autoestima, levando até mesmo a privações de socialização, mas você sabia que é possível melhorar o aspecto dessas cicatrizes?

Atualmente há uma série de tratamentos que, se realizados de forma combinada e por um profissional habilitado, pode ajudar a melhorar a aparência da pele e, consequentemente, da autoestima e da qualidade de vida das pessoas.

A escolha do tratamento indicado varia com o tipo de cicatriz e do fototipo (tonalidade da pele) do paciente e a combinação das técnicas abaixo pode melhorar muito o resultado final:

 

Tunelização dérmica

A técnica consiste em descolar as traves de fibrose que puxam a pele para dentro e causam a irregularidade observada na superfície da pele, passo importante do tratamento.

Microagulhamento profundo

O IPCA, também chamado de indução percutânea de colágeno com agulhas, é um tipo microagulhamento profundo,realizado após anestesia local, em que microagulhas realizam micropunturas na superfície da pele. O procedimento leva à liberação de fatores de crescimento e ao remodelamento do colágeno, o que contribui para a melhora da aparência das cicatrizes. A técnica do profissional e a qualidade do material utilizado são importantes para o resultado final. Esta técnica é de uso exclusivo do dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Peeling de fenol

O fenol é um composto orgânico aromático, utilizado na realização de peelings médios ou profundos, que melhora a flacidez e o aspecto das cicatrizes da acne. O procedimento leva à formação de crosta mais escura que se desprende de 7 a 14 dias e, por isso, deve ser realizado por equipe habilitada e em pacientes selecionados. Após o peeling de fenol, a pele pode ficar com a coloração mais rosada por alguns meses, pois ela ainda está se remodelando. O peeling de fenol pode ser associado à técnica de IPCA na mesma sessão.

Radiofrequência pulsada multiagulhada

É uma técnica aplicada especificamente nas cicatrizes puntiformes (aquelas com múltiplos furinhos) através de uma ponteira com agulhas minúsculas que perfuram a pele até chegar à derme profunda. Essas agulhas emitem uma energia fracionada que estimula os fibroblastos e a produção de um novo colágeno com o objetivo de melhorar a aparência da cicatriz. Aplica-se a radiofrequência nos “furinhos” ou “buraquinhos” da cicatriz de acne para que eles se fechem ou se contraiam.

 

A Tempo realiza todos esses procedimentos. Entre em contato para marcar uma avaliação, pelo Whatsapp (31) 99968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.