Muitos pacientes perguntam sobre os efeitos da toxina botulínica (botox), demonstrando grande curiosidade e, ao mesmo tempo, certo temor. O medo do exagero e da expressão facial artificial são os principais sentimentos que acompanham nossa conversa. Então, resolvemos esclarecer algumas das principais dúvidas que vemos surgir em nossa clínica.

 

O que é a toxina botulínica (botox)?

Trata-se de um medicamento de origem biológica obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum, responsável por paralisar, de forma reversível, a musculatura onde é injetada. Seu efeito pode durar até seis meses, dependendo da força do músculo, ou seja, músculos mais fortes “gastam” mais o produto e seu efeito dura menos.

A toxina botulínica pode ser usada em todo tipo de ruga?

Não. Utilizamos essa técnica para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés de galinha. Para as linhas evidentes quando o rosto está parado (o bigode chinês, por exemplo), há outros recursos, como o preenchimento à base de ácido hialurônico.

O rosto pode ficar sem expressão?

Não necessariamente. Isso dependerá da quantidade de produto injetado e da forma como é feito. Hoje, prezamos pela expressão mais natural, de acordo com a idade do paciente e da força muscular apresentada. Não há um padrão de aplicação, por isso, a importância de se fazer o procedimento com um médico especialista, conhecedor da anatomia humana e das proporções faciais.

A partir de que idade posso começar a usar?

Cada vez mais, pacientes jovens vêm ao consultório buscando esse tipo de tratamento. A partir de 30 anos, podemos aplicar de forma mais branda, com o objetivo de prevenção de rugas, apenas quando apresentam pontos de expressão mais fortes durante os movimentos faciais.

Podem ocorrer efeitos colaterais?

Sim, como qualquer medicação, mas são raros. Alguns sintomas podem ocorrer como dor de cabeça leve, vermelhidão na área aplicada (que tende a desaparecer com algumas horas de aplicação) ou queda do supercílio e da pálpebra superior (que podem permanecer até o efeito da toxina acabar por completo). Gestantes e mulheres que estão amamentando não podem realizar o procedimento.

Dói?

A aplicação consiste em algumas agulhadinhas na face. Uma agulha bem fina é utilizada, mas as picadas são sentidas. Conseguimos aliviar bastante esse incômodo com o uso de gelo sobre a pele ou pomadas anestésicas antes.

Se fizer próximo da boca, vou ganhar aquele bocão?

Não. O objetivo da toxina não é aumentar o volume da face. Para esse efeito, utilizamos preenchedores, não a toxina botulínica.

Onde posso utilizar?

Na estética podemos:

- Suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas e os pés de galinha;
- Levantar os cantos da boca;
- Arquear as sobrancelhas;
- Melhorar as rugas no colo e no pescoço;
- Arrebitar levemente a ponta do nariz;
- Disfarçar a gengiva aparente ao sorrir;
- Combater o excesso de suor nas axilas, mãos e pés (quando bloqueamos a musculatura que “ejeta” o suor).

 

Tem mais dúvidas? Entre em contato para a uma avaliação presencial pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444. Será um prazer lhe atender.