Cirurgiões plásticos australianos resolveram estudar o impacto da abdominoplastia em mulheres na fase pós-parto (após dois anos do último parto) e que se queixavam de dores nas costas (região lombar) e incontinências urinária.

Em outros estudos, notou-se que a dor nas costas (na região lombar) atinge de 5% a 21% e a incontinência urinária, 25% a 40% das mulheres no pós-parto. Esse é um número bastante expressivo, atingindo milhões de mulheres no país.

Através de um questionário padronizado, estudou-se o impacto da dor nas costas e da incontinência urinária nas pacientes antes e depois da abdominoplastia, aliando dois períodos seis semanas e seis meses após a cirurgia.

Os resultados foram muito interessantes: tanto a dor nas costas quanto a incontinência urinária reduziram significativamente nessas pacientes após o procedimento e os resultados já apareceram seis semanas após a cirurgia.

Os estudos apontam que a melhora da dor nas costas ocorreu pela reconstrução das condições musculares da paciente com o tratamento da diastase muscular (aproximação dos músculos abdominais), garantindo melhor tensão muscular e consequentemente melhor postura, e ressecção do excesso de pele e tecido gorduroso da região anterior do abdômen, diminuindo assim o peso anterior do corpo e facilitando a correção da postura.

Em relação à melhora da incontinência urinária, há várias teorias. A mais aceita seria a de que a melhora do tônus muscular e da sua função de contração, além do aumento da pressão intra-abdominal, garantiria melhor esvaziamento da bexiga durante a micção. Nesse estudo, casos citados como incontinência moderada a grave eram de 49% antes da abdominoplastia e chegaram a atingir os valores de 6%, 6 semanas de pós operatório, e 3%, após 6 meses de cirurgia.

Esse é um estudo muito válido para mostrar aos pacientes os benefícios da cirurgia que vão muito além da estética corporal. Há nitidamente a melhora tanto na autoestima das pacientes quanto na qualidade de vida após as gestações. Isso pode ter um impacto social importante, pois essas mulheres conseguem retomar melhor sua rotina e se tornam mais produtivas.

 

A Tempo Cirurgia Plástica realiza abdominoplastia. Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.

Fonte: Abdominoplasty Improves Lowback pain and Urinary Incontinence Plastic and Reconstructive Surgery: March 2018 – Volume 141 – Issue 3 – p 637–645