A toxina botulínica age diretamente no músculo, provocando sua paralisia temporária. Com ela, conseguimos evitar rugas de expressão e atenuar de forma significativa as rugas estáticas. Mas como isso funciona?

A musculatura facial e sua mímica são fundamentais na expressão de sentimentos e na comunicação entre as pessoas. A harmonia facial acontece quando as ações de contração e relaxamento muscular ocorrem de forma integrada e simétrica.

São diversos grupos musculares encontrados na face e a ação conjunta entre eles é muito diversa e peculiar de cada indivíduo. Portanto, abordar a mímica facial deverá ser sempre algo individualizado.

Nossos músculos agem voluntária e involuntariamente, dependendo de estímulos sensitivos (emocionais) e físicos (externos). Alguns indivíduos se tornam hipercinéticos, movimentando em excesso certos grupos musculares ou acionando outras áreas faciais não ligadas diretamente em determinada emoção. Com o tempo e/ou sua rotina, podem se tornar hipertônicos, ou seja, perdem a capacidade de relaxamento desses músculos e a contração passa a ser involuntária.

Além desse padrão, os músculos faciais são influenciados pelas partes moles da face e sua estrutura óssea. Doenças congênitas, traumas ao longo da vida ou a própria absorção óssea, natural do envelhecimento, podem alterar toda a mímica facial. Os grupos musculares possuem ação sinérgica (simultânea) ou antagônica (contrária) e essa dinâmica sofre alteração ao longo do envelhecimento.

Outra característica importante da musculatura facial é a de ser adaptativa. Essa adaptação pode ter ação protetora ou auxiliadora. Por exemplo: uma pessoa que trabalha em ambientes muito ensolarados pode contrair a musculatura para diminuir a abertura dos olhos com o objetivo de proteger a visão e isso acaba formando rugas ao redor dos olhos mais cedo. Ou o paciente que envelheceu, adquiriu excesso de pele na pálpebra superior e está com dificuldade de enxergar, inconscientemente ele aciona a musculatura da fronte (testa) de forma a levantar o supercílio e melhorar sua visão, proporcionando mais conforto.

É necessário dominar a anatomia facial e entender como cada indivíduo se movimenta para que a toxina botulínica aja no local exato para modificar uma ação muscular; conseguindo, assim, o resultado desejado. Por isso, a aplicação do botox deve ser cuidadosa, individualizada e de acordo com a necessidade de cada paciente.

A Tempo trabalha com segurança e esmero no atendimento em todas as cirurgias e procedimentos estéticos. Marque sua avaliação pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.