Muitas pessoas perguntam no consultório: devo emagrecer para fazer uma cirurgia plástica? Quanto devo emagrecer?

Perguntas assim são muito difíceis de responder sem saber o contexto. A consulta médica presencial é a melhor forma de se analisar isso. Para respondê-las, precisamos saber, no mínimo: sexo, idade, altura e peso do paciente, tipo de cirurgia, expectativa do paciente e técnica escolhida para o procedimento.

O que temos certeza é de que quanto mais perto do “peso ideal” do paciente, melhor será seu resultado. Se você tem intenções de perda de peso, faça-o ANTES da sua cirurgia. Grandes variações de peso, tanto para mais quanto para menos, alteram a forma do corpo e a textura de pele e isso vai comprometer seu resultado. O famoso “efeito sanfona” também não é nem um pouco desejável.

Se você emagrecer depois da cirurgia, o resultado pode se manter (ou até melhorar) se a perda não for maior que 10% do seu peso de antes da cirurgia. Grandes perdas de peso, como ocorre com os pacientes que fizeram redução de estômago, devem ser registradas com cuidado. O paciente deve esperar o processo de emagrecimento, mantendo o mesmo peso por, no mínimo, seis meses. Esse tempo de emagrecimento geralmente acontece entre um ano e meio e dois anos.

Se você está acima do peso e tem a intenção de emagrecer na mesa cirúrgica, recomendamos: muito, mas muito cuidado. Pacientes com sobrepeso têm maiores riscos de complicações, pós-operatório mais árduo e longo tempo de recuperação, além de não chegar ao resultado esperado. Vale a pena?

Não faça consultas por telefone ou baseando-se em experiências de amigos ou parentes. Vá ao consultório médico, escolha um profissional que transmita segurança e responda suas dúvidas com clareza. O sucesso da sua cirurgia começa na primeira consulta.

Se for necessário, nós também podemos indicar profissionais de outras áreas que podem ajudar a chegar ao tão sonhado peso ideal! Isso é trabalho em equipe. Conte conosco sempre! Agende sua avaliação pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444. Será um prazer lhe atender.